Bolo com sorvete de chocolate e de pistache

Nível de dificuldade: Fácil, Categoria: Bolo

  • Calorias: 214 por porção
  • Categoria: Bolo
  • Dificuldade: Fácil
  • Rendimento: 16 porções
  • Tempo de Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
  • Tipo: Sobremesa

Ingredientes   

. Manteiga (para untar) 

Para a massa
. 4 ovos
. 1 xícara de açúcar (180 g)
. 3/4 de xícara de farinha de trigo (90 g)
. 1/4 de xícara de manteiga derretida (50 g)
. 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
. 4 gotas de corante verde
 
Para o recheio
. 500 ml de sorvete de pistache
. 500 ml de sorvete de chocolate 

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200ºC (quente). Unte com manteiga uma assadeira de 26 cm x 40 cm.
 
Prepare a massa
Na batedeira, bata os ovos até espumar. Junte o açúcar e continue batendo até a mistura ficar bem volumosa (cerca de 10 minutos). Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo aos poucos, alternando com a manteiga para obter uma massa homogênea. 

Divida-a em três porções iguais. Misture o chocolate a uma delas. À outra porção, junte o corante verde e misture bem. Espalhe as três porções de massa na assadeira, mesclando-as. Leve ao forno preaquecido até a massa começar a se soltar das bordas da assadeira (cerca de 30 minutos). Deixe amornar e desenforme.

Forre uma fôrma de 24 cm de diâmetro com filme plástico. Corte um círculo de massa com o mesmo diâmetro e forre o fundo. Corte tiras de massa e cubra a lateral. Com a faca, apare a borda das tiras deixando-as com a mesma altura da lateral da fôrma.
 
Para o recheio, coloque os dois tipos de sorvete na fôrma preparada, mesclando-os, e cubra com a massa restante. Leve ao congelador, coberto com  filme plástico ou papel-alumínio, até ficar firme (cerca de 2 horas). Desenforme num prato e deixe em temperatura ambiente por cerca de 15 minutos antes de servir.