4 lugares para comer lanches em São Paulo

Vistos mais como refeição rápida ou quebra-galho, os sanduíches ganharam ingredientes e receitas especiais e surgem em opções gourmet. Confira!

Lanche de carne de búfalo desfiada e cebola marinada em vinagre de champanhe no pão australiano, da M.A.B. Gastronomia
Foto: Divulgação

Com preparos elaborados e acompanhamentos originais, uma nova leva de lanches ganha espaço nos cardápios dos restaurantes e lanchonetes paulistas.

1. Festa de sabores

As amigas Brunella Mar e Alice Claro têm feito sucesso com seus sandubas no festival gastronômico anual O Mercado e em seu restaurante, o M.A.B. Gastronomia. É lá que as chefs servem o extravagante lanche da foto, de carne de búfalo desfiada e cebola marinada em vinagre de champanhe no pão australiano. Outras opções deliciosas do cardápio são a combinação de milanesa de vitelo com gruyère e maionese de páprica picante no pão ciabatta e o hambúrguer de cordeiro com queijo feta fundido, tomate-caqui e maionese caseira de hortelã.

M.A.B. Gastronomia – R. Virgílio de Carvalho Pinto, 187, Pinheiros, tel. 2532 1454

2. À italiana

As paninotecas (casas especializadas em panini, ou sanduíches) nasceram em Milão e chegaram a São Paulo, onde a Brera é um exemplo. Oferece 30 opções, todas com pão crocante recheado de ingredientes trazidos da Itália, como presuntos, azeites e queijos.

Brera Il Panino Italiano – Al. Ministro Rocha Azevedo, 1068, Jardins, tel. 3804 7755

3. Opção veggie

O recém-inaugurado Ninna 730 é um restaurante fofíssimo, perfeito para ir com as amigas. Decorado com fotos, flores, luminárias de ar retrô e gaiola, até parece uma casa de avó mineira. Aberto somente para almoço (das 12 às 15 horas), exibe seu menu com giz colorido em lousas espalhadas pelo ambiente. Um dos destaques do cardápio é uma opção vegetariana, para comer sem culpa. O veggie é feito com fatias generosas de queijo brie, uma camada farta de ratatouille de legumes e tartar de tomate sobre uma fatia de pão preto multigrãos. O sanduíche chega à mesa morninho, salpicado com pipoca de arroz selvagem e quiabo frito, acompanhado de uma saladinha verde.

Ninna 730 – R. Padre João Manuel, 730, Jardins, tel. 2305 5914

4. Hot dog chique

O novo Fisherman’s Table serve comida inspirada nas culinárias coreana, japonesa, francesa, americana e inglesa. O resultado é uma gama de receitas supreendentes, como o hot dog de lagosta. O recheio traz o crustáceo na manteiga salpicado com ciboulette. Para acompanhar, batata frita e ketchup artesanal.

Fisherman’s Table – R. Pedroso Alvarenga, 554, Itaim Bibi, tel. 3167 3065