Shannen Doherty, da série “Barrados no baile”, foi diagnosticada com câncer de mama

Conhecida pela atração que bombou na década de 1990, a atriz também está processando a empresa que administra sua carreira por não ter pago o seguro de saúde

A atriz Shannen Doherty, conhecida por interpretar Brenda Walsh na série “Barrados no Baile”, está com câncer de mama. A estrela também abriu um processo contra a empresa que cuidava de sua carreira por inadimplência.

Na ação, ela acusa os administradores de terem ignorado uma ordem de pagamento de seu seguro de saúde em 2014, o que levou ao cancelamento do benefício. Por causa disso, o serviço não pôde ser reativado até o início de 2015, o que a impediu de visitar médicos e permitiu que a doença se agravasse. Agora, ela foi diagnosticada com metástase – que é quando as células cancerígenas se multiplicam e destroem células saudáveis, espalhando-se pelo corpo.

Saiba por que a obesidade aumenta o risco de câncer de mama

Segundo a atriz, o tumor se alastrou no período em que não pôde se tratar. Além disso, ainda consta no documento que ela provavelmente será submetida à masectonia e quimioterapia, procedimentos que poderiam ser evitados caso ela tivesse esse diagnóstico precoce.

O câncer de mama no Brasil e no mundo

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas justamente pela descoberta tardia do problema. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Esse tipo de tumor é relativamente raro antes dos 35 anos, mas sua incidência cresce rápida e progressivamente acima dessa faixa etária.

Maratonista conta em livro como a corrida a ajudou a combater o câncer

Ele é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo e o mais comum entre as mulheres, o que corresponde a cerca de 22% dos casos. Por isso, a opinião dos médicos é unânime: os exames preventivos, como a mamografia, bem como visitas periódicas ao ginecologista são fundamentais. Quando identificado e tratado cedo, o prognóstico é positivo. 

Qual foi a última vez que você foi ao médico?