Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

“Sei o que é ser mãe de crianças negras”, declara Giovanna Ewbank

No Dia da Consciência Negra, atriz compartilhou seus aprendizados após a adoção dos dois filhos negros

Por Da Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 11h28 - Publicado em 20 nov 2019, 17h12

Mãe de dois filhos adotivos, Titi e Bless, a atriz e modelo Giovanna Ewbank declarou nas redes sociais seus aprendizados sobre racismo na maternidade. Nesta quarta (20), data que homenageia o Dia da Consciência Negra, a artista postou um vídeo no Instagram sobre famílias trans-raciais e falou sobre o assunto.

Não perca o que está bombando nas redes sociais

Casada com Bruno Gagliasso, a artista declarou no post que teve que estudar, ler e conversar muito para compreender o racismo. “A chegada dos meus filhos balançou muitas percepções e trouxe novas questões sobre igualdade que são importantes”, declarou.

Gio continuou na publicação: “Foi quando percebi o óbvio, que coisas básicas do meu cotidiano “não foram feitas” para os meus filhos. Coisas banais como publicidades, brinquedos, xampus e maquiagens simplesmente não contemplavam a existência da minha filha e, posteriormente, do meu filho. Foi aí que entendi a urgência e a necessidade de ir além, de ser sim antirracista, de buscar espelhos positivos para os meus filhos todos os dias!”, afirmou ela.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

Esse vídeo fez passar um filme pela minha cabeça. A chegada dos meus filhos balançou muitas percepções e trouxe novas questões sobre igualdade que são muito importantes e que jamais haviam sido provocadas em mim. Precisei ler muito, estudar, escutar novas pessoas, conversar com muita gente para compreender que estrutura terrível é essa que trata seres humanos como algo inferior devido unicamente à sua cor de pele. Foi quando percebi o óbvio, que coisas básicas do meu cotidiano “não foram feitas” para os meus filhos. Coisas banais como publicidades, brinquedos, xampus e maquiagens simplesmente não contemplavam a existência da minha filha e, posteriormente, do meu filho. Foi aí que entendi a URGÊNCIA e a NECESSIDADE de ir além, de ser sim ANTIRRACISTA, de buscar espelhos positivos para os meus filhos TODOS OS DIAS! Eu não sei o que é sofrer o racismo na pele. Mas sei o que é ser mãe de crianças negras. E essa dor me atravessa de muitas formas. Dói muito. É violento, angustiante, gera revolta! E essa revolta me dá forças pra lutar… lutar contra uma estrutura secular e que já passou da hora de mudar! Chegou a hora da REVOLUÇÃO! Apesar de todo racismo, percebo que estamos evoluindo. Vejo, ainda que de forma tímida, nomes negros ocupando capas de revista, pensadoras negras publicando seus livros e um novo mercado que estimula a autoestima da população negra. E, a cada movimento desses, sinto que estamos no caminho certo. E por isso é TÃO IMPORTANTE que o branco reconheça seu PRIVILÉGIO! É tempo de abrir espaços e exaltar TODA FORÇA, BELEZA E HISTÓRIA DO POVO NEGRO! É um trabalho importante, é preciso se importar, aprender, MUDAR. Quero que todo dia a gente consiga pensar nessas questões, transformar todo dia no dia da consciência negra. É urgente. É necessário. É agora! ✊🏽✊🏾✊🏿#TodoDiaÉDiaDaConscienciaNegra

A post shared by Giovanna Ewbank (@gioewbank) on Nov 20, 2019 at 7:36am PST

Leia Também: 5 projetos liderados por mulheres negras para conhecer

PODCAST – Por que não sinto vontade de transar?

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.