“Não existe experiência mais louca e forte do que parir um filho”

A atriz Carolina Dieckmann comemorou a experiência de ter tido dois filhos por parto natural.

Um dos debates mais fortes, atualmente, no país quando o assunto é gravidez é o modo de realização do parto. Não é a toa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que o ideal é que essa taxa de partos realizados por cesáreas seja de, no máximo, 30%. No entanto, no Brasil, esse índice era de 78% há cerca de um ano. O índice só diminuiu para 62,8% com a implementação do projeto Parto Adaquado em cerca de 40 hospitais brasileiros.

O número de pessoas defendendo a realização de partos naturais aumenta cada dia mais e a atriz Carolina Dieckmann, 38 anos, acaba de aumentar esse coro. Em entrevista ao programa da atriz Fernanda Souza, no Multishow, na semana passada, ela comentou como foi passar por dois partos naturais – dos filhos Davi, 17 anos, e José, 9 anos. “Foi a experiência da minha vida. Não existe uma experiência mais louca, linda, forte, poderosa, mais de Deus, mais humana do que você parir um filho”, disse, emocionando a apresentadora.

Ela também contou que recebeu orientação do médico para fazer cesárea na segunda gravidez, pois havia engordado 30kg. “Falei para o meu médico: se você abrir minha barriga, vai ter que colar minhas trompas! Você vai ser o responsável por eu não gerar mais nenhum filho.” Para evitar uma cesárea forçada, Carolina revela que chegou a esconder as primeiras contrações. “Se eu já tive um [filho por parto natural], por que não teria outro? Só avisei das contrações quando estava tendo uma a cada minuto.”