Mulheres ilustres saem em defesa da Amazônia nas redes sociais

Posicionamento das atrizes, modelos e outras personalidades quer barrar o abrandamento das leis contra o desmatamento da floresta

Hoje, dia 5 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia. A ideia da celebração é chamar atenção para a causa do meio ambiente e da importância da preservação da natureza, assunto que está especialmente em pauta no Brasil desde o mês passado.

Em 23 de agosto deste ano, o Diário Oficial estampou um decreto do presidente Michel Temer que extinguiria a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), localizada entre o Pará e o Amapá, liberando a área para a exploração mineral. A região em questão é maior que o território da Dinamarca — e tem tamanho equivalente ao do estado do Espírito Santo. Após as manifestações públicas contra a decisão, o governo recuou e decidiu pela suspensão do decreto — o que não significa que ele será revogado, apenas terá novo texto dentro de um prazo de 120 dias.

Desde a publicação, personalidades do entretenimento, jornalismo e da moda se manifestaram contra a entrega da floresta à mineração. Entre elas, muitas mulheres tomaram a linha de frente na defesa da floresta e na divulgação dos movimentos #TodosPelaAmazônia#342Amazônia. Abaixo, confira o que escreveu cada uma delas e obtenha o link para assinar a petição criada pelo Greenpeace:

Alice Braga, atriz

“Hoje é o #DiaDaAmazônia e queremos chegar a um milhão de pessoas protegendo-a. Vamos mostrar para este governo que com a Amazônia não se mexe?”, escreveu.

Alessandra Negrini, atriz

“Viralizem para que possamos atingir todo o Brasil”, pediu aos seus seguidores ao compartilhar o link para mudança da foto de perfil.

 

Glória Pires, atriz

“Suspender não é igual a revogar. A nossa luta continua! Hoje, no Dia da Amazônia, assine a petição pela preservação da nossa floresta”, indicou.

Marina Silva, historiadora e senadora pelo Estado do Acre

“Esta é uma data simbólica para que possamos assumir o compromisso de proteger a maior floresta tropical planeta. Sem a Amazônia, o Brasil terá grandes prejuízos, principalmente na produção de recursos hídricos, pois a floresta é responsável pelo equilíbrio de chuvas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste”, afirmou.

Gisele Bundchen, modelo e ativista ambiental

“A Floresta Amazônica ajuda a manter o equilíbrio para que a vida possa continuar em nosso planeta. É nosso dever protegê-la. Nossa vida depende da saúde do nosso planeta”, defendeu.

Paula Lavigne, empresária

“Participe do twitaço usando a hashtag #TodosPelaAmazônia”, convoca.

Paula Burlamaqui, atriz

Deborah Evelyn, atriz

O 342 Amazônia, perfil oficial da campanha, também reuniu as celebridades que participam do movimento.

Mariana Ximenes, atriz

Zezé Motta, atriz

Dira Paes, atriz

Malu Mader, atriz

Claudia Ohana, atriz

Fernanda Torres, atriz

Assine aqui a petição do Greenpeace.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marli Santana Cardoso

    PARABÉNS AOS ARTISTAS; SOBRETUDO AQUELES QUE SÃO FILHOS OU PARENTES DE PROFESSOR, QUE SABEM QUE TEM O PODER DE CHAMAR A ATENÇÃO, E TIVERAM A OPORTUNIDADE DE SE EXPOREM, AO DEFENDER UM PATRIMÔNIO COMO É A NOSSA FLORESTA AMAZONICA. SÓ LEMBRANDO, NO MÊS PASSADO, EM FLORIANÓPOLIS, UMA PROFESSORA DE 51 ANOS, FOI VIOLENTAMENTE AGREDIDA POR ALUNO DE 15, EM PLENA SALA DE AULA. O PROFESSOR E A AMAZÔNIA, TÊM (OU DEVERIAM TER) O MESMO VALOR. ALIAIS SEM EDUCAÇÃO, NEM A AMAZONIA NÃO TEM SALVAÇÃO.
    OBRIGADA E FICA A DICA.