Fotógrafo que editou a foto de Lupita Nyong’o pede desculpas
An le, o autor da imagem criticada por Lupita, pediu desculpas pelo "erro monumental" que cometeu.
Na última sexta-feira (10), a atriz Lupita Nyong’o criticou publicamente a revista britânica Grazia por ter editado a foto de capa da edição de novembro. Ao “cortar” digitalmente os cabelos da atriz, a revista a deixou mais próxima do padrão eurocêntrico.
An Le, o fotógrafo autor da foto de capa, que também editou a imagem, pediu desculpas e disse que entende o motivo da critica da atriz, que modificar a textura e comprimento do cabelo dela foi “um erro monumental”. Ele, que é vietnamita, declarou que a alteração “não nasceu do ódio, mas na verdade, da minha própria ignorância e insensibilidade com o constante descaso das plataformas de mídia com as mulheres negras”.
Leia Também: 10 fatos contemporâneos para refletir sobre o racismo no Brasil.
Le em outro momento diz que “gostaria de usar este momento para me desculpar com a senhorita Nyong’o e todos que ofendi.”
O fotógrafo ainda fala sobre como o erro não foi intencional e “por eu mesmo ser um imigrante, é meu dever ser defensor da representação da diversidade na indústria de beleza. Irei demostrar isso em meu trabalho ainda mais daqui por diante (…) Não há desculpa para minhas ações. Eu me arrependo profundamente pela dor que causei a senhorita Nyong’o, que admiro já faz um tempo. De novo, eu gostaria de dizer que que sinto muito a todos que ofendi. E quero agradecer a Lupita por abordar esse assunto tão importante.”