Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Gloria Pires fala sobre Norma, sua personagem em Insensato Coração

A atriz comenta seu retorno às telinhas como a enfermeira Norma e fala também sobre o sucesso da filha, Cleo Pires

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 20 jan 2020, 12h00 - Publicado em 31 jan 2011, 21h00

Atriz diz que o público irá se surpreender com a reviravolta de sua personagem
Foto: Marcelo Faustini / CONTIGO!

Modesta, Gloria Pires credita seu sucesso profissional mais ao acaso do que a seu talento. Mas se tem algo inquestionável é a capacidade da atriz, de 47 anos, que cresceu na TV (neste ano ela faz 41 anos de carreira) e é dona de uma galeria de personagens inesquecíveis. Mas é assim mesmo que ela explica seu sucesso: “Tenho tido muita sorte, porque as pessoas têm me chamado para trabalhos incríveis”. E ela jura que a Norma, de Insensato Coração, será outro papel marcante em sua carreira. “As pessoas vão se assustar”, adianta.

 

O que o público pode esperar da Norma?
É uma personagem riquíssima. Ela foge dos padrões. E acho que será surpreendente a reviravolta que acontecerá com ela. As pessoas, realmente, vão se assustar. Vai ser muito legal.

 

Todo ator sonha com um vilão…
Não acho que a Norma seja uma vilã. Ela é usada num golpe, é condenada e vai para a cadeia. Fica um bom tempo presa e se prepara para se vingar. Ela vai atrás de uma reparação desse insulto que sofre. De qualquer maneira, acho que o sonho de todo ator é um personagem inteiro, tridimensional, com começo, meio e fim, uma lógica.

Continua após a publicidade

 

Mas o vilão marca mais.
É, para o público. Para mim, como atriz, não. O público, talvez, ache mais graça de assistir ao vilão. Mas eu escolho pelo que o papel tem de humano que possa servir para quem está assistindo. Que história humana, dificuldades e desafios essa personagem enfrenta, que mensagem ela pode deixar para quem está assistindo. O que me dá mais prazer é saber que o meu trabalho serviu para alguma coisa para as pessoas ou por um momento ou por uma vida. Encontro muita gente que cita personagens, a forma como eles entraram na vida delas, de um jeito ou de outro. Isso é maravilhoso! Isso não sou eu, Gloria, é a personagem que sobreviveu ao tempo e está aí.

 

E que mensagem você acha que a Norma deixará ao público?
Não queria ficar falando sobre a personagem, porque a reviravolta dela não é nada gratuita. Ela tem toda uma história permeada de dor e eu imagino que o que virá depois será uma grande surpresa. Até para mim, que não tenho ideia de como será realmente isso. Ainda está bem no comecinho do duro calvário dela.

 

Que balanço faz de sua trajetória?
Sempre trabalhei bastante, comecei novinha e… Usei toda a minha energia, todas as oportunidades para ter o meu espaço. Mas sempre gostei de desafios. A maturidade e o fato de o meu espaço existir me deixa confortável para buscar novos caminhos, me arriscar… E tenho tido muita sorte, mais do que tudo… Tenho tido muita sorte, porque as pessoas têm me chamado para trabalhos incríveis.

Gloria Pires fala sobre Norma, sua personagem em Insensato Coração

Gloria se declara uma grande fã do trabalho da filha
Foto: Sergio Gallo

Depois de ser capa da PLAYBOY, Cleo Pires virou a musa de 2010. O que achou desse burburinho todo?
Tenho muito orgulho da Cleo, pela pessoa que ela é, pela filha que é… Trabalhei com ela só no filme Lula, o Filho do Brasil, contracenamos pouquíssimo, mas… Há depoimentos de pessoas que têm trabalhado com ela, elogiando a postura profissional dela, a forma carinhosa como lida com os colegas, o fato de ela ser cumpridora dos horários. Isso é motivo de muito orgulho.
 

Ficou muito apreensiva quando ela decidiu optar pela sua carreira?
Não. Acho que esse é o tipo da  coisa que não se pode opinar. É complicado um pai ou uma mãe sonhar que o filho venha a seguir sua carreira, porque isso é uma coisa totalmente individual, cada um sabe onde lhe aperta o sapato. E toda profissão… não é só delícia, tem os calos também.
 

O que ela tem de Gloria?
O jeito de ser. Cada um dos meus filhos tem um lado meu. Cleo tem uma coisa que vejo em mim que é a vontade de fazer as coisas certas. Caxias, sabe (risos)?
 

Continua após a publicidade

E os outros filhos, já manifestam vontade de ser artista?
Manifestam, porque é uma casa que respira isso, né?! Antonia está vendo se quer ser atriz. Está com 18 anos, procurando ainda… Quer ter certeza absoluta. Aí eu digo: “Minha filha, isso você não terá nunca (risos)”!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.