Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fernanda Montenegro: unanimidade nacional

Aos 80 anos, a atriz tem tudo para fazer da Bete, de Passione, mais um marco de sua carreira

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 20 jan 2020, 22h59 - Publicado em 20 Maio 2010, 21h00

A atriz garante: o que mantém sua 
vitalidade é o trabalho 
Foto: Alan Teixeira

Nelson Rodrigues dizia que toda unanimidade é burra. Mas o sucesso de Fernanda Montenegro desmente a máxima do dramaturgo. A atriz é um daqueles casos difíceis de explicar. Num mundo em que juventude e beleza ditam as regras, ela reina absoluta no horário nobre como a protagonista de Passione. 

Na festa de lançamento da novela, sua chegada ofuscou até o belo Reynaldo Gianecchini, o Fred da trama. “Vai ver é porque eu existo há mais tempo”, brincou a veterana, na ocasião, sobre o burburinho. E põe tempo nisso! São 80 anos de idade e 60 de carreira, dividindo-se entre teatro, cinema e TV. Mas, apesar de todo sucesso, ela ainda demonstra insegurança na estreia de um novo trabalho. “Espero que o público me aceite”, garante, referindo-se à sua personagem, Bete. Alguém duvida?

Como define sua personagem?
Bete é extremamente maternal, mas, de repente, tem que ir à luta com unhas e dentes. É uma heroína como as do século 19. Mas em novela nunca se sabe.

Como foi a viagem à Itália?
Passei 28 dias na Itália… Posso dizer que eu e Aracy Balabanian tivemos um grande encontro como personagens.Todo mundo diz que nossa cena ficou muito bonita. Foi feita num espaço extraordinário, uma basílica no meio da Toscana.

Continua após a publicidade

As duas personagens vão ter muitos embates, né?
Mas, como toda novela, isso deverá acabar bem. Totó (Tony Ramos) é um cara tão maravilhoso, um ser humano tão rico, que tem que se dar bem na vida. Se não, é uma tristeza enorme. Se aquele caráter não tiver um bom destino, é melhor a gente desistir de viver, até desistir de ver novela (risos). Tudo acabará bem. Daqui a um ano (risos).

Veja fotos da carreira de Fernanda Montenegro

Passione é a sexta novela de Silvio de Abreu que a senhora faz. O que destacaria na obra dele?
Ele é um novelista que gosta de ser novelista, que ainda não se cansou de fazer novela. Sabe construir cenas com qualidade, com talento. E cria papéis extremamente bem desenvolvidos. Passione é umanovela de grandes personagens de novela. É um folhetim do século 19, com muita categoria e modernidade. Todo mundo gosta de uma boa história.

E qual seria a definição de uma boa história?
É aquela que tem história para contar. História que não deslancha, história que não é história, dá um cansaço… Hoje em dia, com o controle remoto… Entrar num trabalho que não anda nem desanda, que seu personagem não tem desenvolvimento, não dá. É muito tempo no ar, é muito tempo da sua vida.

Continua após a publicidade

Depois de tantos anos de carreira, qual é sua expectativa para a estreia de um novo trabalho?
Espero que o público me aceite. Aí, estou entregue à sorte. Espero que gostem não só do meu trabalho, mas do elenco inteiro, porque botar uma produção gigante como essa no ar é uma trabalheira louca.

A senhora comemorou seus 80 anos com o monólogo Viver em Tempos Mortos (que deu a Fernanda o Prêmio Shell 2010 / Etapa São Paulo de melhor atriz). A peça saiu de cartaz por causa das gravações da novela?
Parei tudo, porque não dá mais para fazer, para juntar trabalhos. Essa personagem que tenho, por exemplo, é enorme, tem texto à beça. Bete é imensa, não dá para disfarçar, não dá para enganar a mim mesma, achar que dou conta. Vou com calma.

O que mantém sua vitalidade?
O trabalho, acho (risos). É um DNA qualquer que me faz trabalhar, levantar, ter vontade de viver.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.