Dicas de Gisele Bündchen para ser mais saudável e bem disposta
A top model é conhecida por seu estilo tranquilo e bom humor sempre lá em cima! Saiba os segredos para manter a vibratilidade a vida toda
Envelhecer pode ser tranquilo, garante a modelo Gisele Bündchen. Tem gente que vai dizer que ela tem apenas 34 anos e é milionária, então fica fácil afirmar algo assim. Mas as atitudes que Gisele adota para estar tão linda e cheia de disposição (a mulher não para!) podem fazer parte da rotina de qualquer pessoa. Mãe de dois filhos, ela pratica ioga e meditação, procura adotar uma alimentação equilibrada e dá um baita valor para programas simples em família. Tá certa ela! “Você envelhece como você vive”, avisa o geriatra Paulo Camiz, de São Paulo. Claro que com o avançar da idade nosso organismo pode se tornar mais frágil, mas existem aspectos positivos nesse processo. “Ele melhora nossa capacidade de enfrentar problemas, já que percebemos que a vida não é para sempre e passamos a viver sem amarras”, diz a psicóloga e mestre em gerontologia Marineia Crosara de Resende, da Universidade Federal de Uberlândia (MG). Confira nossas dicas e fique pronta para a passagem dos anos com saúde, beleza e disposição.
O que é o envelhecimento?
É a diminuição da capacidade de o organismo se recuperar de doenças e situações de estresse. A transformação é lenta e ocorre a partir dos 30 anos. A pele perde colágeno, e os folículos capilares vão deixando de produzir melanina – por isso os fios ficam brancos. O pique também diminui, mas dá para manter a disposição se você se cuidar desde sempre.
Estou gostando de envelhecer. Fica melhor a vida. Comecei a praticar ioga e medito há mais de dez anos. Tive consciência de que meu corpo é meu templo. Faço exercícios e me alimento bem. Espero chegar aos 90 felicíssima
8 fatores que melhoram sua saúde
- Beber pouca bebida alcoólica.
- Comer de maneira saudável e sem exageros para não engordar além do limite recomendado.
- Cuidar de doenças crônicas.
- Evitar o estresse.
- Parar de fumar.
- Tomar sol com proteção solar.
- Fugir da poluição.
- Fazer exercícios e manter o pique.
Quando começar a se cuidar?
Nunca é cedo demais para olhar para si. Mas o bom mesmo é intensificar os cuidados a partir dos 40 anos. Nessa idade, os primeiros sinais físicos do envelhecimento já começam a surgir. Uma boa é ir ao médico e pedir uma avaliação de saúde. E, claro, obedecer a todos os conselhos do profissional!
5 pilares do envelhecimento saudável
Siga as dicas do geriatra Thiago Mônaco para garantir uma vida mais tranquila conforme os anos forem passando.
1. Atividade física
Quem pratica exercícios desde a juventude faz uma espécie de reserva para a velhice, quando o corpo estará mais frágil. Fortalecer pernas e costas, por exemplo, é importante para manter a postura e evitar dores e fraturas.
2. Alimentação equilibrada e mais natural
Procure passar mais tempo na feira e menos no supermercado. Ou seja: coma mais alimentos in natura e menos industrializados. Isso afasta os riscos de obesidade e de problemas do coração.
3. Vida social animada
Ter amigos, cuidar dos relacionamentos familiares e realizar atividades culturais e físicas em grupo é bem importante.
4. Cabeça no lugar
Fique de olho em doenças como depressão e transtorno de ansiedade. Procure um médico para checar se precisa de algum tipo de tratamento.
5. Controle de doenças crônicas
Mesmo com bons hábitos, é possível que algumas doenças se desenvolvam. O acompanhamento desses males diminui as chances de complicações e deixa sua velhice mais saudável.
As três dicas de Gisele para uma vida mais leve
Gisele pratica ioga há mais de dez anos. Isso faz um bem…
A modelo curte a vida em família o máximo possível, com alegria
A dieta dela é bem saudável. Até mesmo a pequena Vivian é fã de suco verde!
Cuide da cabeça também
A memória pode ser exercitada com práticas simples, como jogar palavras cruzadas ou ver a novela e conversar depois sobre a história. Para manter a saúde emocional, dedique-se ao que lhe dá prazer e tenha vida social. Não pode se acomodar nunca. “Costumo dizer que somos como vinho mesmo: com o tempo, quem não era tão bom estraga e quem já era bom fica ainda melhor”, afirma Marineia Crosara.
Não esqueça da pele
Pode parecer simples, mas essas atitudes indicadas pela dermatologista Tatiana Jerez, fazem toda a diferença para ficar com a aparência da pele de pêssego! Saiba como cuidar da sua pele em cada fase da vida.
- Use protetor solar todos os dias, reaplicando-o a cada duas horas durante atividades ao ar livre.
- Evite banhos muito quentes. Eles aumentam o ressecamento. Prefira água morna ou até fria. Dá aquela acordada na hora!
- Quando a pessoa engorda muito e emagrece rápido, a pele pode ficar flácida. E aí é difícil reverter. Se precisa perder peso, faça isso aos poucos, sem abrir mão dos exercícios.