Comportamento
Conhecido também como “Camaleão do Rock”, David Bowie nasceu David Robert Jones, em 8 de janeiro de 1947 (no mesmo dia em que Elvis Presley!), e adotou o sobrenome artístico para evitar ser confundido com Davy Jones, do grupo The Monkees.
Entre a década de 1960 e 1970, David fez parte de movimentos como a Libertação Gay e a Recriação de Uma Nova Juventude Independente.
Em 1967, Bowie estudou budismo e mímica antes de lançar seu primeiro álbum, The World of David Bowie.
Em 1970, David ousou e apareceu de vestido na capa do álbum The Man Who Sold The World.
Em 1972, Bowie estava no auge do sucesso e, quebrando todos os padrões da época, criou uma extravagante e andrógina persona, o Ziggy Stardust. Ele representava um ET roqueiro que virava estrela do rock na Terra e, sem saber se o personagem era homem ou mulher, o astro aparecia com o cabelo tingido de vermelho e o rosto maquiado.
Em um show no Oxford Town Hall, em junho de 1972, Ziggy Stardust se ajoelhou diante de Mick Ronson, segurou o traseiro do guitarrista com as mãos e puxou Ronson e sua guitarra em direção a sua boca, fazendo uma simulação polêmica de sexo oral.
Em janeiro de 1972, quando começou a divulgar a turnê de Ziggy Stardust, Bowie se declarou bissexual em entrevista à Melody Maker. Apesar de, na época, a afirmação ter gerado dúvida (porque ninguém sabia se ela dizia respeito a Bowie ou a Ziggy), o cantor confirmou a informação em 1976, quando foi entrevistado pela revista Playboy. No entanto, em 1983, para a Rolling Stones, ele voltou atrás e alegou que a declaração sobre sua bissexualidade foi o maior erro que já havia cometido, pois não queria representar este ou aquele grupo, mas apenas seguir os caminhos que sempre quis.
O álbum Diamond Dogs, de 1974, foi censurado nos Estados Unidos. Tudo isso porque, na capa, Bowie aparece metade homem e metade cachorro e mostra a genitália do animal.
Em 1976, criou uma nova persona: The Thin White Duke (“O Duque Magro e Branco”, em português). Conhecido por usar roupas de cabaré e por ter uma personalidade perturbadora, há quem diga que o personagem e Bowie se misturaram, já que, nesta época, o artista fazia intenso uso de drogas.
Além de Ziggy Stardust e The Thin White Duke, Bowie também criou outros alter egos, como Aladdin Sane, Tao Jones, Halloween Jack e John Merrick.
Nos anos 80, quando lançou a canção Ashes to Ashes e o seu clipe, Bowie deu início a um novo movimento musical da época, o New Romantic. Ele influenciou artistas como Blitz Kids, Keanan Duffty, e Steve Strange.
Em 1985, o meio-irmão de Bowie, Terry, que era esquizofrênico e nove anos mais velho que o astro, cometeu suicídio em 1985. Esta foi a inspiração para uma série de músicas de Bowie, incluindo Aladdin Sane, All the Madmen, The Bewlay Brothers e Jump They Say.
Em 1992, mais uma vez, Bowie teve mais um álbum censurado nos Estados Unidos. A capa do disco Tin Machine II trazia quatro estátuas gregas nuas.
Em 1997, quando a Internet ainda estava se consolidando e pouquíssimas pessoas tinham computador em casa, Telling Lies revolucionava ao ser lançada como single especialmente para a web.
Em 2009, uma nova espécie de aranhas ganhou o nome científico de Heteropoda davidbowie, em homenagem ao astro. Isso porque o especialista responsável pela descoberta, Peter Jaeger, é fã de David e achou que o visual do animal lembrava o de Bowie, quando ele usava maquiagem e roupas coloridas.