Christiane Torloni fala sobre a vilã de Fina Estampa: “As mulheres vão adorá-la”
A atriz Christiane Torloni fala da emoção de dar vida à Tereza Cristina, de Fina Estampa, a pior vilã já escrita por Aguinaldo Silva
Tereza Cristina tem tudo para ser o grande papel da carreira de Christiane Torloni
Foto: Rafael França
“Uma personagem dessas não se nega nem morta. Tira forças do além e vai”, disse, às gargalhadas, Christiane Torloni, que se despediu de sua última novela, Ti-Ti-Ti, em março. O pouco tempo para o descanso não fez a atriz titubear quando foi convidada para a novela de Aguinaldo Silva. Em Fina Estampa, a personagem de Christiane tem por objetivo azucrinar a vida de Griselda (Lília Cabral), a protagonista da história.
Mesmo sendo dona das maiores atrocidades da trama, Tereza Cristina é dotada de um humor peculiar. Essa característica faz lembrar (e muito!) a divertida Nazaré, interpretada por Renata Sorrah, em Senhora do Destino (2004), escrita também por Aguinaldo. Mesmo assim, o autor faz questão de frisar que sua nova criação é muito pior do que a anterior. “Todos me perguntam: Tereza Cristina será má como a Nazaré? Será pior! Nazaré era psicopata. Tereza Cristina será fria e calculista, o que disfarça por trás de um senso de humor quase macabro. Mas o importante é que, como toda vilã de minha lavra, ela vai aprontar pra caramba, contra tudo e contra todos”, avisa o novelista. Ou seja, Torloni terá muito trabalho pela frente. E é bem capaz de você amá-la e odiá-la ao mesmo tempo.
Nazaré, vivida por Renata Sorrah em Senhora do Destino, é fichinha perto de Tereza Cristina
Foto: Divulgação – Rede Globo
Para dar vida à elegante megera de Fina Estampa, Christiane passou por uma reformulação no visual. O cabelo ganhou um aplique longo e a cor ficou mais clara, dando destaque para as pontas num tom loiro-mel. “Fiquei completamente diferente da minha última personagem. Saí de um chanel preto para esse cabelo longo cor de mel. Eu tive que alongar os fios, afinal, nenhum cabelo cresce tão rápido assim, não é, meu bem?”, brincou Christiane. Mas não é só o cabelo que está diferente, a atriz também perdeu alguns quilinhos (o quanto, ela não revela nem sob tortura) para o novo trabalho.
Aos 54 anos, Torloni desfila uma silhueta de fazer inveja a muita garotinha. “Faço spinning e ioga, e procuro malhar de manhã antes de gravar. Acho que o ator tem que estar pronto sempre, não só três meses antes da novela. Acredito na harmonia do corpo, da mente e do espírito. Mas é uma prática que eu trouxe para a minha vida”, revela a atriz, que confessa cometer alguns errinhos durante seu dia a dia: “Trago para o estúdio uma sopa feita em casa, mas faço tudo ao contrário do que recomendam. De noite, por exemplo, como massa, enfio o pé na jaca mesmo”. Tanto é que a atriz não consegue dormir cedo: “Durmo lá pelas 2 da manhã, tenho que dar um descanso, não é mesmo?”
Torloni não disfarça a satisfação de fazer uma vilã no horário nobre da Rede Globo. Tereza Cristina é um assunto que faz a veterana vibrar. “Tereza é uma figura riquíssima, que sabe bem as cartas do baralho dela. Ela sabe jogar muito bem. As mulheres vão adorá-la e os homens ficarão seduzidos”, afirma Christiane, que não foge do título de megera da trama: “Ela é uma vilã, sim! Se o autor a considera uma vilã, eu é que não vou brigar com ele (risos). O que acontece é que ela tem um tom de comédia adorável em suas falas. Isso dá uma leveza à cena. Tereza fala cada absurdo! Você ri demais do que ela diz. Eu estou me divertindo muito com esse trabalho”.
Tereza e Crô farão muitas maldades juntos
Foto: Divulgação – Rede Globo
Em cena, ela tem como cúmplice de suas tramoias o mordomo Crodoaldo Valério, mais conhecido por Crô, que é interpretado pelo ator Marcelo Serrado. Torloni garante que a parceria com Serrado está sendo especial. “Ele é adorável! Marcelo é um ator muito dedicado. Ele foi fazer pesquisa de campo para compor seu personagem. Isso é muito legal! A verdade é que a gente tem um time muito bom nessa novela”, revela, orgulhosa, a musa.
A trama de Aguinaldo Silva está apenas começando e Christiane ainda vai aprontar muito até o final. Mesmo assim, a atriz não teme a reação do público diante das vilanias de Tereza Cristina. “São 36 anos de carreira. Nem parece, não é? (risos). Quando você está começando na profissão, você vê mais essa sobreposição do personagem em relação ao ator. Mas, depois de um tempo, ele passa a reconhecer seu nome. Ele diferencia o ator e o personagem. Isso é o reconhecimento do nosso trabalho”, avalia a veterana, que já sabe como aliviar as tensões que, porventura, possam aparecer de tanto fazer maldade na televisão: “É só tomar um bom banho de sal grosso, que resolve muito bem!” Anotado!