Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Betty Faria: “Eu escolho os papéis que faço!”

A atriz relembra sua carreira, fala de "Uma Rosa com Amor", da mudança da Globo para o SBT e confessa: é louca por homens grisalhos

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 21 jan 2020, 03h29 - Publicado em 18 mar 2010, 21h00

“Na minha idade, o que as atrizes querem 
são bons papéis”, diz Betty aos 68 anos
Foto: Divulgação

Aos 68 anos, Betty Faria faz parte daquele grupo de mulheres que soube chegar à maturidade bonita, alegre e com a corda toda. Na telinha como a Amália de “Uma Rosa com Amor”, do SBT, a estrela conta que escolhe a dedo seus papéis e é feliz por isso. Filha de militar, ela se diz disciplinada e apaixonada pela TV.

E seus personagens marcantes na telinha mostram esse amor. É o caso, por exemplo, da Lucinha de “Pecado Capital” (1975), da Joana de “Baila Comigo” (1981), de Tieta, da trama adaptada por Aguinaldo Silva (1989), e da Bárbara de “Duas Caras” (2007), entre muitos outros. No total são 28 novelas, a maioria da Globo. Além disso, Betty brilhou em vários filmes consagrados do cinema.

Muita gente tem a impressão de que essa é a primeira vez que a artista trabalha fora da emissora carioca. Mas ela já passou pela Record e Band. “Talvez minha imagem esteja vinculada à Globo porque fiquei muitos anos lá. Mas não tenho contrato com ninguém, só por obra”, fez questão de enfatizar. Quer saber mais sobre essa diva? Então, acompanhe a entrevista a seguir.

Você está de casa nova, o SBT. Como é, gostou?
É engraçada essa pergunta sobre casa nova, porque na verdade sou freelancer. Não pertenço a canal nenhum. Só no Brasil as pessoas ficam presas a uma emissora. Na minha idade, o que as atrizes querem são bons papéis.

E está feliz com a sua personagem, a Amália em “Uma Rosa com Amor”?
Muito! Esta é uma novela bem família, que mostra os valores morais que hoje em dia estão se perdendo. A trama vai revelar histórias de bons sentimentos e as pessoas precisam disso.

Continua após a publicidade

Como se preparou para fazer a Amália, que é uma típica mamma italiana? Assistiu à primeira versão da história, de 1972, escrita por Vicente Sesso?
Não. E nem quero ver. Naquela época, quem fez foi a Lélia Abramo (atriz maravilhosa, falecida em 2004), era uma Amália totalmente diferente. A minha é filha de italianos, mas já nasceu no navio a caminho do Brasil. A gente pesquisou e percebeu que o imigrante quer mais é perder o sotaque, se integrar. Portanto, minha Amália não tem sotaque. E fico bastante feliz de estar em uma adaptação da trama do Vicente, gostaria muito de reencontrá-lo.

Betty Faria: "Eu escolho os papéis que faço!" Você sabe tudo sobre a carreira de Betty Faria? Teste seus conhecimentos aqui » 

Por que gostaria de vê-lo?
É que meu primeiro prêmio como atriz de TV foi o Helena Silveira, com a personagem Sandra de Pigmaleão 70 (Globo, 1970), escrita pelo Vicente. Entrei no meio da novela e fazia uma hippie que conversava com Deus. Então, tenho uma gratidão enorme por ele. Na ocasião, ficamos amigos, mas aí, com essa vida louca que levamos, perdemos o contato.

Voltando à Amália… Você teve de fazer alguma mudança no visual?
A única coisa que fiz foi deixar o cabelo com alguns fiozinhos brancos. Isso desagradou o cabeleireiro, porém não a mim. Caetano Veloso está tão gostoso com aquele cabelo grisalho… (risos)!

Continua após a publicidade

Então você gosta de um grisalho?
Claro, pena que não pego mais nem resfriado (risos). Richard Gere, Edson Celulari, que encontrei num outro dia, são maravilhosos, lindos… E se eles podem ficar com os fios brancos, por que mulher não pode?

Você considera que o horário das 20h15 vai atrapalhar a audiência do folhetim?
Não dou opinião a esse respeito, pois não tenho nenhum estudo sobre o assunto. Falo de interpretação, cenário, figurino, pois é disso que entendo.

Qual a expectativa em relação à novela?
Já levei cada porrada por ter expectativa com alguma coisa… Só espero que Uma Rosa com Amor toque o coração das pessoas e que elas gostem. Acho que será um bom trabalho.

Você, que já fez muitos sucessos, o que acha que mudou na teledramaturgia?
Ah, o mundo mudou muito, né?! Hoje as novelas têm elencos imensos e as cenas são mais curtas. Há atrizes maravilhosas que passam o folhetim inteiro fazendo as amiguinhas do fulano e dando sorrisinhos. Isso é terrível para quem quer mostrar seu trabalho. Por isso, uma atriz da minha idade não pode ficar presa a um contrato de trabalho, pois acaba não podendo escolher seus personagens. E eu escolho os papéis que faço!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.