Atriz Ana Beatriz Nogueira conta que sofre de esclerose múltipla

"A arte me salva todos os dias", disse ela, que descobriu a doença em 2009 após três surtos que envolveram a perda da visão

Ana Beatriz Nogueira, uma das atrizes mais consagradas de sua geração, descobriu em 2009 que tinha esclerose múltipla. Neste domingo, ela decidiu tornar a questão pública e revelou ao jornal O Globo como lida com a doença que, entre outras coisas, acarretou na perda de visão.

“Achei que era o fim. Como atriz, meu corpo é meu instrumento de trabalho, meu tudo, dependo da minha visão, da audição, das funções cognitivas. O trabalho é minha festa, minha fonte de renda, minha alegria, minha beleza. Partimos para o tratamento. Fiquei dois meses de cama, me senti debilitada. Sabe quando ‘somem os tapetes vermelhos’, que são aqueles sonhos bonitos que você tem quando está quase adormecendo? Foi assim que aconteceu. A médica também me disse: ‘Você tem esclerose múltipla, uma doença autoimune que não tem cura e pode ser incapacitante. Mas a sua é na forma branda, o prognóstico é muito bom e você pode controlar isso e morrer de tijolada!’”

 (Reprodução/Reprodução)

A atriz descobriu a doença enquanto gravava a novela Caminho das Índias (Rede Globo), após passar por três surtos visuais. Depois disso, Ana procurou ajuda médica e ficou três dias no hospital — passou por mais de 300 exames e nada foi diagnosticado nos olhos. Depois de muita investigação ela recebeu, em novembro de 2009, o diagnóstico da doença.

Como uma injeção pode evitar novos surtos, um seleto grupo de amigos (atores, inclusive), sabiam da doença de Ana Beatriz. Entre eles, Patricia Pillar, Denise Bandeira, Zélia Duncan, Malu Mader e Luiz Henrique Nogueira. Agora, dez anos após o diagnóstico, ela decidiu revelar à todos. Um dos seus objetivos é difundir informação sobre a esclerose.

“O segredo é pesado. A gente vai digerindo, entendendo e resolvendo os fantasminhas. Minha decisão de falar foi motivada por amigos, por terapia e pelo desejo de tornar essa estrada mais fácil para quem tiver que passar por ela. Não estou doente, tenho uma doença. Gosto de ver a esclerose múltipla como uma característica. Muita gente tem medo de falar, com receio de virar ‘café com leite’ na vida.”

À todo vapor

Ana Beatriz está em fase de ensaio da peça Mordidas, de Miguel Falabella, e já tem gravações da próxima temporada de Malhação programadas para os próximos meses. A partir de junho, a atriz começará a preparação para a nova novela das 21h, de Aguinaldo Silva.