Clique e assine Claudia a partir de R$ 5,90/mês

A Netflix sabe exatamente o episódio que você “viciou” em cada série

A gigante do streaming sabe MUITO mais sobre seus usuários do que muita gente imagina...

Por Giovana Feix - Atualizado em 21 jan 2020, 04h40 - Publicado em 23 set 2016, 12h24

A Netflix está cada vez mais rica, ela é poderosíssima. Pelo menos é o que têm mostrado os números: sejam os 190 países onde o serviço está disponível, seus 83 milhões de membros, as 125 milhões de horas DIÁRIAS que eles passam assistindo conteúdo ou os humildes lançamentos deste ano (nada mais e nada menos que 30 séries, 24 filmes e 30 programas infantis). (UFA!).

Para chegar neste estado de glória, a empresa é famosa por usar e abusar da análise de dados. Seu relatório mais recente observou padrões na audiência de 30 séries originais ao redor do globo. A ideia, com isso, era descobrir: em qual episódio as pessoas deixam de pensar “ok, vamos ver se esse programa vale mesmo a pena” e começam a cogitar passar noites em claro para terminar temporadas? Em outras palavras, qual episódio de cada uma dessas séries consegue REALMENTE “fisgar” o usuário? Para nós, leigos, pode até parecer impossível. Eis, porém, a resposta: 

Reprodução Netflix
Reprodução Netflix

Com esta pesquisa, a Netflix também descobriu algo curioso: apesar das diferenças culturais entre os 190 países em que o serviço está presente, os padrões de audiência destas séries se mostraram, basicamente, universais. “Nós sempre acreditamos que há certa universalidade em grandes histórias”, alega Cindy Holland, Vice Presidente de Conteúdo Original na empresa. “A internet nos permite compartilhar estas histórias com um público mundial, e o que vemos nestes dados é o quão semelhantes são as reações e hábitos de nossos membros. Estamos empolgados para entregar uma grande variedade de histórias, seja de dramas políticos na França ou de dramas musicais no Bronx”. E que bom! Nós, aqui do outro lado, estamos sempre empolgados para recebê-las – nem que, para isso, tenhamos que virar noites e mais noites. wink

Continua após a publicidade
Publicidade