CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 14,90/MÊS

Justiça britânica não acata denúncia feita pela família da princesa Diana

A acusação contra um jornalista da BBC foi apresentada pelo irmão de Lady Di

Por Da Redação Atualizado em 2 jul 2021, 12h51 - Publicado em 5 mar 2021, 15h55

A polícia britânica decidiu que o jornalista Martin Bashir, da BBC, não será investigado por sua entrevista com a princesa Diana em 1995. Martin estava sendo acusado pelo irmão de Diana, Charles Spencer, de ter usado documentos falsos para manipulá-la e convencê-la a ser entrevistada.

Em entrevista à revista People no ano passado, Charles alegou que o jornalista teria lhe mostrado extratos bancários que indicavam que um de seus funcionários estaria sendo pago para vazar informações sobre a princesa e sua família.

“Aquilo foi o que me levou a falar com Diana sobre tais coisas. O que, por sua vez, levou à reunião em que apresentei Diana a Bashir, em 19 de setembro de 1995. E que levou à entrevista”, disse o Conde de Spencer.

Contudo, após meses de análise, a Scotland Yard decidiu que “nenhuma ação adicional será tomada” contra o jornalista. “Nos últimos meses, o Serviço de Polícia Metropolitano recebeu correspondências alegando a conexão de atividades ilegais com um documentário exibido em 1995”, declarou o comandante Alex Murray, em comunicado.

“Elas foram cuidadosamente analisadas por detetives especializados. Eles obtiveram aconselhamento jurídico de advogados da Polícia Metropolitana, advogados independentes e do Serviço de Promotoria da Coroa. Após essa avaliação detalhada e à luz dos aconselhamentos que recebemos, determinamos que não é apropriado iniciar uma investigação criminal com base nessas acusações.”

O comunicado também informou que, como em qualquer outro caso, se novas e significantes evidências surgirem, a polícia irá avaliá-las.

Exibida em novembro de 1995, a polêmia entrevista foi a gota d’água que faltava para transbordar o copo do divórcio de Diana e Charles. Os dois já estavam separados desde 1992, mas oficializaram o rompimento após Lady Di, com a célebre frase “Éramos três neste casamento… então ficou um pouco lotado”, revelar em rede nacional as traições do príncipe com Camila Parker Bowles.

Conversando sobre notícias ruins com as crianças

Continua após a publicidade

Publicidade