Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Quarentena muda paisagens e faz animais voltarem a locais urbanizados

Redução nos níveis de poluição e o reaparecimento de golfinhos na costa italiana são alguns dos resultados da mudança gerada pelo isolamento

Por Da Redação
Atualizado em 30 jun 2021, 10h12 - Publicado em 20 mar 2020, 14h22

Em meio a crise causada pela pandemia do coronavírus, a natureza parece ter se levantado para nos lembrar da sua força. Com a expressiva diminuição da atividade humana, o meio ambiente começou a reaparecer onde antes estava esquecido.

No início deste mês, a Agência Espacial Americana, a Nasa, divulgou imagens de satélite que mostram um forte declínio nos níveis de poluição da China, o que teria sido resultado da desaceleração econômica causada pela propagação do vírus. Com a interrupção das atividades industriais, os níveis de dióxido de nitrogênio na atmosfera caíram abruptamente. O resultado? A qualidade do ar melhorou e o céu azul voltou a dar as caras por lá, como mostra um vídeo publicado pelo jornal South China Morning Post, de Hong Kong.

A redução nos níveis de dióxido de nitrogênio aconteceu primeiramente em locais próximos à cidade de Wuhan, epicentro da pandemia. Mas depois se espalhou por todo o país.

A Nasa também comparou imagens de janeiro e fevereiro de 2019 com o mesmo período em 2020, e a diferença no nível de poluição do ar na China é assustadora. “É a primeira vez que vejo uma queda tão dramática em uma área tão ampla causada por um determinado evento”, disse Fei Liu, pesquisador de qualidade do ar do Centro de Voo Espacial Goddard da Nasa, em um comunicado oficial.

quarentena muda paisagens e faz animais voltarem a locais urbanizados
(Nasa/Reprodução)

Já na Itália, a população de Veneza se surpreendeu com as mudanças em um de seus mais famosos pontos turísticos. Com a ausência de pessoas, devido às medidas de restrição e isolamento, as águas dos canais estão mais claras e nítidas. Segundo a prefeitura da cidade italiana, a circulação das embarcações faz com que resíduos marítimos cheguem à superfície, deixando a água mais escura.

Um porta-voz da prefeitura disse em entrevista ao canal norte-americano CNN que, apesar da mudança na coloração, o nível de poluição nas águas do canal não diminuiu. “A água parece mais clara porque há menos tráfego nos canais, permitindo que o sedimento permaneça no fundo”. A redução no número de turistas circulando pelo local também parece ter atraído alguns animais. Cisnes foram vistos circulando por lá.

A vida marítima também reapareceu. Golfinhos foram filmados nadando próximo à costa da Ilha da Sardenha, também na Itália. Apesar do caos que vive o país, que já registrou mais de 3400 mortes pelo Covid-19, as mudanças nas paisagens foram celebradas pelos moradores nas redes sociais.

Continua após a publicidade

A quarentena e a brusca freada nas produções em massa geraram forçosamente um momento de reflexão para a humanidade. É hora de repensarmos nosso estilo de vida e nossa forma de consumo, que nos aprisionam em um sistema econômico fadado à destruição do meio ambiente.

De onde tirar forças para enfrentar a dor:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.