Como evitar deslizes?
· Fuja das dietas restritivas. Quem se priva de muitos alimentos passa o dia pensando em comida. O risco de cair em alguma tentação depois é maior.
Continua após a publicidade
· Faça da comida uma aliada, não uma inimiga. Monte um prato bonito, apetitoso. Pesquise receitas pouco calóricas, porém saborosas.
· “Tente comer o que gosta. Fica mais difícil desistir”, diz Sidney Chioro, psiquiatra especialista em emagrecimento.
Continua após a publicidade
· Cometeu um deslize? Respire fundo e retome o regime no dia seguinte. Mas nada de exagerar e passar um dia inteiro sem comer. Dieta não é castigo!
· Afaste-se (mesmo) de pessoas que tentam boicotar sua dieta.
Continua após a publicidade
· Procure atividades prazerosas que não envolvam comida, como sair para dançar ou caminhar no parque. É importante se divertir em vários tipos de programas, não só em churrascos e afins.
· Jamais coloque na cabeça ideias do tipo “quando emagrecer, minha vida será perfeita”. Você continuará enfrentando dificuldades – assim como qualquer pessoa – e acabará se sentindo frustrada. Para compensar a decepção, pode exagerar na comida e engordar de novo!
Continua após a publicidade
· Jamais pense “não posso comer isso”. Quanto mais negar algo para você, mais vai querer”, alerta Sidney. Se pegar leve na quantidade, dá pra comer de tudo.
· Anote em um caderno tudo o que você come e como se sente durante a dieta. Esse é um bom recurso para desabafar e manter seu programa nos trilhos até o fim!