Vestidas para arrasar
No apê da blogueira, estilo é o que não falta. Integradas, a sala e a cozinha exibem revestimentos que capturam o olhar. Móveis, almofadas, quadros e detalhes charmosos completam a atmosfera cheia de personalidade
Na hora de montar o próprio look, a designer Ana Loureiro, do blog Moda Custom , faz a linha básica. Só que ela sempre procura incluir algum acessório para tornar o visual mais ousado e interessante. Pois, na decoração, não poderia ser diferente: ao repaginar o apartamento que, há um ano, divide com o namorado, o petroleiro Arthur Levicz, a curitibana seguiu a mesma fórmula, criando ambientes despojados e bem temperados. O ponto de partida foi a integração da sala à cozinha, considerada compacta demais. A reforma não apenas resolveu a questão do espaço mas também conferiu à ala social o aspecto casual e urbano dos lofts e estúdios que a moça tanto curte. A escolha de materiais e móveis que misturam rusticidade e pegada retrô reforçou essa estética descolada, em total sintonia com o jovem casal.
Superfícies da moda
❚ “A ideia era investir em um piso que chamasse a atenção, mas que fosse fácil de limpar”, explica a moradora. Assim, ela optou por um porcelanato com aparência de madeira de demolição. Para deixá-lo ainda mais em evidência, nada de passadeira!
❚ Em termos de charme, as paredes da cozinha não ficam atrás e apresentam cerâmica que imita azulejos portugueses, aplicada também no gabinete da pia. Aliás, reparou no mimo? Os puxadores (Athena , Collector) exibem estampa parecida com a do revestimento.
❚ O cooktop e o pendente vermelhos contrastam com o azul predominante e ajudam a aquecer o visual do ambiente.
Espaço e luz em 21 m²
❚ A parede (1) que antes funcionava como fronteira entre os dois ambientes veio abaixo, mas foi necessário preservar uma viga e duas colunas, elementos estruturais do edifício.
❚ Geladeira (2) e máquina de lavar (3) ocuparam um cantinho da cozinha de forma estratégica.
❚ A integração trouxe um incremento e tanto em termos de iluminação. Agora, ambos os cômodos são banhados pela luz de todas as janelas (4).
Sem excessos, mas com identidade
❚ “Adoro quando a decoração é rica em detalhes, mas preferi algo mais simples e prático para o dia a dia”, observa a designer. O raciocínio explica muitas das escolhas para o projeto, como o número reduzido de móveis, que facilita a limpeza e ainda traz sensação de amplitude.
❚ Para não deixar o ambiente vazio demais, Ana apostou em um sofá espaçoso e com assentos retráteis. Almofadas com estampas variadas arrematam o conjunto.
❚ A mesa de jantar, de linhas retas e limpas, ganhou cadeiras de modelos e cores diferentes. “Nada que seja muito certinho e previsível combina comigo”, justifica.
❚ Dando continuidade ao visual rústico do piso, uma das paredes foi coberta de meios-tijolos.
❚ Com um quê de peça assinada, a luminária foi feita por Ana à base de barbante e criatividade. Ela ensina a copiar no tutorial publicado em seu blog: abr.ai/mc-luminariablog.