Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Sala multiúso: estar, jantar e home office

Mix de elementos tradicionais e contemporâneos define o estilo desta elegante sala multiúso

Por TEXTO ADRIANE PANCOTTO / REPORTAGEM VISUAL OLIVIA CANATO FOTOS MARCO ANTONIO Atualizado em 19 fev 2020, 14h14 - Publicado em 8 out 2015, 12h09

Em uma região tranquila da zona oeste de São Paulo, a arquiteta Marina Carvalho encontrou ruas arborizadas e parques, “ideais para levar a [vira-lata] Leleca para passear”, e um apartamento em construção que cabia no orçamento. Fechou negócio mesmo sabendo que, tão logo recebesse as chaves, seria preciso encarar uma reforma para dar sua cara ao imóvel de 65 m². A obra resultou na integração de um quarto à sala – que agora abriga estar, jantar e home office sem aperto.

Estrelas do estar, os tijolos à vista na cor palha foram assentados com junta seca. “Assim, sem rejunte, o visual fica leve e natural”, defende a arquiteta.

O tapete de tiras de tecido trançadas à mão foi um achado. “Arrematei a peça por R$ 80 em Visconde de Mauá [RJ]”, conta Marina.

Como não encontrou móveis do tamanho exato de que precisava, a moça desenhou alguns deles, como o rack e a bancada.

Continua após a publicidade

 Para o piso de todo o apê, a escolha recaiu sobre o Tecnocimento (tom Cinza Sampa), mistura pronta de cimento queimado, aplicada como uma massa, sem emendas. A única exigência é ter uma base perfeitamente nivelada.

 A moradora dispensou o segundo dormitório a fim de ganhar uma sala mais ampla.

 Em seguida, a regra foi fazer valer cada centímetro conquistado: bufê e estante encaixam-se em cantinhos estratégicos, enquanto a estreita bancada do home office encosta no estofado.   

 O mesmo turquesa que tinge a parede atrás da mesa de jantar comparece em um dente da alvenaria. As demais superfícies foram cobertas com o off-white Calopsita (ref. A014, da Suvinil).                                                 

Continua após a publicidade
Publicidade