Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Mudar é bom, e a receita pode ser fácil

A cozinha ganhou novos ares com materiais poderosos e intervenções pontuais, além de muita mão na massa e detalhes elaborados pela própria moradora

Por Texto: Daniella Grinbergas | Fotos: Nina Braz Atualizado em 19 fev 2020, 14h04 - Publicado em 23 fev 2016, 08h00

Quando a proposta é reformar, os olhinhos da curitibana Nina Braz brilham. A dona do blog Tu Organizas já mexeu na casa toda e decidiu renovar a cozinha pela segunda vez. “Eu gostava dela, da disposição do mobiliário, mas como moro aqui há anos, os eletrodomésticos já não estavam bons e os móveis começavam a descolar. Sem falar que andei tendo lindas ideias de decoração”, diz. Como fazem sempre, a moça e o marido, Gilberto, arregaçaram as mangas e encararam todas as etapas da transformação, da instalação de bancadas e prateleiras à confecção de etiquetas organizadoras – a única parte que pediu ajuda especializada foi a criação de uma janela. Os destaques ficam por conta dos acabamentos: vidro no forno, fogão e pia, e madeira no balcão. E, claro, os toques caprichosos de Nina também foram essenciais!

TROCAS DE EFEITO

❚ Os armários bem conservados ficaram, porém o balcão principal não tinha mais jeito. A substituição por uma bancada de madeira deu o tom da transformação. “Eu precisava trazer aconchego para a cozinha branca”, diz Nina, que comprou uma placa de teca e encomendou os recortes precisos a um marceneiro. Ela e o marido deram conta da instalação trabalhosa. “A maior dificuldade foi o encontro de 45 graus na quina, mas o resultado ficou bom com massa para madeira”, explica. Verniz marítimo garante a impermeabilização. 

❚ A escolha de cooktop, forno e pia com superfícies de vidro fez diferença – além da aparência moderna, o material é fácil de limpar. Na pia, o tampo possui ranhuras para o escoamento da água em direção às cubas e ainda há um mecanismo que regula a abertura e o fechamento dos ralos, acionado por um botão. 

❚ Para quebrar a sobriedade do cômodo gastando pouco, a blogueira colou uma faixa de adesivo estampado sobre os azulejos. 

❚ O velho apoio do micro-ondas deu lugar a um conjunto de prateleiras montado pelo casal.

15 M² PRÁTICOS

Continua após a publicidade

❚ Para evitar o quebra-quebra, nada mudou de lugar. Apenas uma janela (1) foi aberta na parede atrás do cooktop. 

❚ No anexo da cozinha ficam geladeira (2) e gabinetes (3) que ajudam a organizar.

CAPRICHO REVELADO

❚ Reparou nos pratinhos da parede adesivada? Nina os garimpou em um supermercado e colou espelhos redondos no fundo. 

❚ Os panos de prato se encaixam em um aramado para taças, fixado na porta do armário. 

❚ Garrafas de vidro de refrigerante, coloridas por dentro com tinta PVA, ganharam rótulos vintage, impressos em papel adesivo. 

❚ Na prateleira da janela vão temperos em canecas com etiquetas nas quais a blogueira escreve e apaga (ela ensina a copiar em: tinyurl.com/adesivo-nina). 

❚ O paneleiro de teto é, na verdade, um calceiro de guarda-roupa – ela encontrou a peça na rua e a adaptou com correntes.

Continua após a publicidade
Publicidade