Lugar de papel é… nas paredes!
Presentear a casa com novas cores, estampas e texturas é uma delícia – e, se essa tarefa não for sinônimo de sujeira nem de bagunça, melhor ainda!
Pois é justamente esse o apelo do papel de parede, revestimento que voltou às paradas de sucesso para ficar (ainda bem!). Nossa seleção oferece 30 modelos, veja:
Tal e qual: estes reproduzem o visual de diversas matérias-primas
O casal de Brasília pediu que a arquiteta Gabriela Matos reformasse sua sala de estar mantendo a harmonia com o estilo da residência, que exibe telhado colonial e portas de madeira escura. “Elegi um papel de palha natural para transmitir uma atmosfera rústica e aconchegante”, explica. A tonalidade clara realça as molduras dos quadros e ajuda a manter o ambiente bem-iluminado.
Dica Minhacasa: antes de ir às compras, saiba que há opções vinilizadas (de papel revestido de película plástica, que não podem ter contato direto com água), vinílicas (de vinil, podem ser lavadas e suavemente esfregadas com escova) e emborrachadas (laváveis, porém não resistentes ao atrito – evite escovas, portanto).
1. Imita filetes de pedra este vinílico liso do álbum Factory (ref. 488311). Bucalo
2. Com incrível visual de madeira, este vinílico texturizado integra a coleção Rustic Country (ref. PA 130202). KLM Decorações.
3. Vinílico texturizado com efeito linho da coleção Hampton (ref. 77514). Colormix Store.
4. Vinílico liso do álbum Natural (ref. 1420), da Bobinex, com aparência de tijolinho. Toc Toc Baby.
5. Vinílico texturizado com jeitão de cortiça (Modern Rustic, ref. RN1022). SD Sugestões.
Listras combinam com tudo! E podem ser clássicas, modernas, divertidas…
Neste quarto de adolescente, a intenção da arquiteta Maristela Bernal, de Salvador, foi empregar a padronagem listrada para sugerir delicadeza. “A dona do pedaço queria um ambiente feminino, porém nada enjoativo. A saída? Não abusar do cor-de-rosa e aproveitar o frescor do verde para equilibrar a paleta”, detalha.
Dica Minhacasa: saiba como calcular o número de rolos de que você precisará em: tinyurl.com/ calcule-papel.
1. Da coleção infantil Happy Kids (ref. 5584-40), modelo vinilizado liso. Paperland.
2. Este vinílico liso faz parte do álbum Jimbo (ref. 115817). EAD Home.
3. Listras e bolas formam uma bela parceria neste vinílico texturizado da coleção Tropical Texture (ref. 390704). SD Sugestões.
4. Este vinilizado liso integra o álbum Graffiti (ref. 05701-20). Paperland.
5. O álbum Classic Stripes oferece exclusivamente papeis listrados, como este vinílico liso de estilo sóbrio (ref. CT8890999). KLM Decorações.
Há grafismos para todos os gostos
Para as paredes desta cozinha em Cascavel, PR, a aposta das arquitetas Elisa Zanol e Maria Angélica Baú, da Croqui Arquitetura, recaiu sobre um mix ousado. “A combinação entre a pastilha espelhada e o papel superdescolado atrai todos os olhares”, opina Elisa.
Dica Minhacasa: em ambientes úmidos, como a cozinha, atenção redobrada! Primeiro, faça questão de um modelo vinílico, que é impermeável, pode ser lavado com pano úmido e suavemente escovado. “Ainda assim, certifique-se de que ele ficará afastado do fogão e da pia”, recomenda Maria Angélica.
1. Com padronagem de folhas, vinílico liso do álbum Bistrô (ref. KB 8528). SD Sugestões.
2. Modelo vinílico liso Semente , da coleção Origem (ref. 1636), da Bobinex. Lym Decor.
3. A textura forma os desenhos deste vinílico do álbum Relievo (ref. 501025). EAD Home.
4. Da coleção Olindina (ref. 03966-40), este emborrachado oferece uma impressionante textura. Casa do Papel de Parede.
5. Também da coleção Olindina (ref. 5615-10), vinilizado liso. Casa do Papel de Parede.
Efeito 3D: para brincar de realidade virtual
O capitonê acima da cama engana os olhos – parece um estofado de verdade, mas é papel de parede, sim, senhor! A escolha da soteropolitana Maristela Bernal para este quarto de casal teve como objetivo quebrar, de forma surpreendente, a soberania do branco. Uma cabeceira de MDF, confeccionada sob medida, permite que o casal se recoste sem se preocupar em arranhar ou manchar o revestimento queridinho.
Dica Minhacasa: papéis 3D costumam ter preço salgado! Para não estourar o orçamento, a sugestão é lançar mão desse recurso somente em pequenos trechos – assim, um rolo será suficiente.
1. A graça deste vinílico liso do álbum Trendspots (ref. 896350) é a simulação de string art, técnica que utiliza linhas e pregos para formar desenhos. Bucalo.
2, 3 e 4. Estes três modelos lisos integram a coleção Virtual Reality. Casa do Papel de Parede. Vinílico com argolas de ferro, ref. J448-09; Emborrachado com latinhas, ref. J302-09 e Vinílico com livros, ref. J451-17.
5. Do álbum Trendsposts (ref. 896053), vinílico liso com visual que remete à computação gráfica. Bucalo.
Arabescos: ideais para criar uma atmosfera chique e sedutora
Na sala multiúso deste apartamento de Londrina, PR, o revestimento demarca a área destinada ao jantar. O projeto leva a assinatura da arquiteta Eveline Maciel, que elegeu uma estampa rebaixada a fim de evitar exageros e conquistar um visual leve e agradável.
Dica Minhacasa: quem disse que o papel só pode ser usado na parede? A boa ideia de Eveline foi aplicá-lo também no teto. A colocação foi contínua e dispensou recortes. Para reproduzir a ideia em casa, o ideal é eleger um modelo clarinho, que não escureça o ambiente.
1. Vermelho poderoso: vinílico texturizado da coleção Hampton (ref. 80430-1/ 2/7). Colormix Store.
2. A doce paleta de cores é o charme deste vinílico liso, destaque do álbum Christel (ref. CHR11649). Bucalo.
3. Da linha Classique (ref. 2846), da Bobinex, opção discreta de modelo vinilizado com suave textura. Toc Toc Baby.
4. Com efeito 3D, vinílico texturizado da coleção Relievo (ref. 501015). EAD Home.
5. Modelo vinilizado liso Worn (ref. 292368), com efeito desgastado. Tok&Stok.
Os modelos com estampas florais irradiam emoção e aconchego
Eles continuam sendo imbatíveis quando se deseja um cenário delicado e feminino, como este quarto pensado para a afilhada da proprietária. “Quis deixar o ambiente bem romântico e com jeito de menininha, exatamente como ela”, diz a publicitária Doris Alberte, de São Paulo. Note o detalhe charmoso: a cúpula do abajur repete a estampa do papel. A aplicação foi feita pela empresa Art em Decorar.
Dica Minhacasa: quer aplicar o revestimento por conta própria? Siga as instruções em: tinyurl.com/aplique-papel.
1. Quente e moderno, este vinílico liso faz parte da coleção Origem (ref, 1612), da Bobinex. Lux Decorações.
2. Vinílico com suave textura, do álbum Classique (ref. 2860). Mobly.
3. Floral delicadíssimo, vinílico liso do álbum Roses (ref. PN0411). Bucalo.
4. Da coleção Olindina (ref. 05619-30), vinilizado liso (porém com tratamento especial que o torna lavável), com pontos de brilho na estampa. Casa do Papel de Parede.
5. Vinílico texturizado da coleção Hampton (ref. 80430-1/ 2/7). Colormix Store.