Especial Água – parte 5: lave a roupa sem agonia nem desperdício
Na última parte de nosso especial, mostramos que as lavadoras modernas, graças ao desempenho mais eficiente, são também ecológicas.
Dentre os eletrodomésticos presentes na maioria das casas, a lavadora de roupas é certamente a que mais “bebe”. Felizmente, hoje em dia, grande parte dos fabricantes tem em seu catálogo modelos econômicos. Confira as dicas e faça sua escolha!
FOTO CARLOS
• Vale a pena verificar quanta água o aparelho utiliza a cada ciclo de lavagem – essa informação normalmente consta no manual do produto. Os modelos com melhor desempenho no quesito consomem abaixo de 10 litros por quilo de roupa. Os do tipo front load (com carregamento por porta na frente da lavadora) tendem a ser os que gastam menos, já que não precisam encher todo o tanque com água para funcionar, mas alguns top load (com carregamento por porta na parte de cima do aparelho) contam com recursos que os tornam tão ou mais econômicos – alguns, por exemplo, dispõem de reservatório para reaproveitar a água da centrifugação.
• Dica Minha Casa: acumule roupa suja. Usando a lavadora somente quando ela estiver com a capacidade máxima, você evita o esbanjamento.