É possível laquear móveis em casa em casa sim! Veja o que você vai precisar
Você vai precisar de equipamento profissional, tinta específica e muita paciência. O resultado é compensador!
É preciso avisar de antemão: você provavelmente não vai acertar logo na primeira vez. Talvez nem na segunda. O que não significa que a laca seja um bicho de sete cabeças. “Na verdade, é mais demorada de executar do que difícil”, afirma a designer de interiores Marilza Gusmão, de Belém, que aprendeu a técnica com um marceneiro. Claro que sua habilidade como artista plástica facilitou as coisas, mas o principal, segundo ela, é não ter medo – começar a laquear é um processo que requer tentativa e erro, além de pistola e compressor de ar. Não é, portanto, algo indicado para quem quer apenas reformar um móvel específico. Nem para os apressadinhos. “Pulando etapas, você terá uma peça pintada à pistola, não laqueada”, diz. E aí, continua animado? Então, é hora de arregaçar as mangas!
Para uma cobertura perfeita, anote as lições da especialista!
❚ A aplicação de massa rápida em toda a peça antes da pintura é um dos passos mais trabalhosos, porém fundamental para a conquista do efeito lisinho da laca profissional.
❚ Atenção à tinta! Nada de acrílica, esmalte ou spray – o laqueamento de peças de madeira, MDF ou compensado deve ser feito com laca nitrocelulose, tinta automotiva ou P.U. (à base de poliuretano). “Prefiro a nitrocelulose, pois a secagem é ótima, e gosto muito do resultado final”, diz Marilza, que recomenda usar primer, massa e tinta da mesma marca.
❚ A ferramenta certa ajuda: ter um compressor de ar é essencial, e alguns modelos já vêm com pistola para pintura – como o Ar Direto G3 , da Chiaperini (Loja do Mecânico). Poder contar com uma segunda pistola agiliza o processo, já que dispensa a interrupção do serviço para fazer a limpeza, na hora de passar do primer para a tinta. “Antes de adquirir essa peça extra, verifique se ela é compatível com o nível de pressão do compressor”, alerta.
❚ ”Na hora da pintura, mantenha distância de 15 cm a 30 cm entre a pistola e a peça, para evitar que o produto escorra”, observa Marilza.
Você vai precisar de:
❚ Óculos ou máscara
❚ Par de luvas
❚ Lona de proteção
❚ Lixas n° 100 e n° 150
❚ Lixadeira elétrica (opcional)
❚ Saco de estopa
❚ Espátula plástica
❚ Misturador
❚ Compressor de ar e pistola para pulverização (pistola extra opcional)
❚ Solvente ou thinner; usamos o thinner B-52 (lata de 900 ml), da Tintas Veloz
❚ Fundo para laca nitrocelulose; usamos o Primer Surfacer Rápido (lata de 900 ml), da linha automotiva Lazzulac, da Sherwin-Williams, na cor branco
❚ Massa rápida; usamos a da linha automotiva Lazzuril (lata de 900 ml), da Sherwin-Williams, na cor branco
❚ Laca nitrocelulose; usamos a da linha automotiva Lazzulac (lata de 900 ml), da Sherwin-Williams, na cor Turquesa Acqua (do sistema de preparação de cores Lazzumix)