Clique e assine com até 75% de desconto

Dicas para usar vinagre na limpeza da casa

Já ouviu falar que o vinagre é um excelente aliado de diversas tarefas domésticas?

Por Minha Casa Digital Atualizado em 19 fev 2020, 12h11 - Publicado em 24 jul 2017, 16h11

A explicação é científica: seu principal componente, o ácido acético, tem alto poder desinfetante e desengordurante – tanto que está presente em grande parte dos produtos de limpeza industrializados. Usar a substância em sua versão natural, no entanto, sai mais barato e não agride o meio ambiente. Para as receitinhas a seguir, o tipo de vinagre mais indicado é o branco, de álcool, que não contém corante nem aroma de frutas.

Acabe com qualquer cheirinho desagradável

Luis Gomes/Minha Casa

O armário está limpo, mas o odor de mofo não quer ir embora? Esvazie o móvel e deixe um copo de vinagre dentro dele. O problema é o cheiro de cigarro em um ambiente? Coloque ali uma panela com 2/3 de água fervente e 1/3 de vinagre. O quintal está cheirando xixi de cachorro? Lave a área com 1 litro de água, 1/2 copo de vinagre, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 1/4 de copo de álcool e 1 colher de sopa de amaciante (misturados nessa ordem).

Solução para deixar copos e taças brilhando

Sala pronta para as festas

O primeiro passo é lavar as peças de vidro ou cristal com detergente neutro, e enxaguá-las com água em abundância. Em seguida, dilua três colheres de sopa de vinagre em um balde grande de água morna e mergulhe os objetos na mistura. Deixe de molho por meia hora, retire-os e aguarde até que sequem naturalmente – longe do sol, a fim de evitar manchas.

Continua após a publicidade

Poção mágica para uma faxina completa 

Eis a fórmula de um limpador multiúso caseiro fácil, fácil de fazer: encha um pote de vidro esterelizado (embalagens de 500 g de azeitona funcionam bem) com cascas frescas de qualquer fruta cítrica; acrescente vinagre até cobri-las; tampe o frasco e deixe-o descansar por duas semanas. Ao usar o produto, você notará o cheiro forte do vinagre, mas ele se dissipará em pouco tempo. Com ele, dá para limpar pisos, paredes e até metais sanitários. Mas, atenção: em hipótese alguma aplique vinagre em mármores e granitos.

Roupa suja também se lava com vinagre! 

Antes e depois: lavanderia renovada

Tirar mancha de vinho tinto de roupas coloridas é surpreendentemente fácil com esse curinga: é só mergulhar o tecido no vinagre puro, deixar de molho alguns minutos e esfregar com água e sabão neutro (quanto mais recente for a nódoa, mais simples será a remoção). A mesma técnica pode ser aplicada em manchas amareladas de golas e punhos de roupas brancas. Outro trunfo do vinagre é seu efeito de amaciar as roupas sem danificar os fios, o que o torna um excelente substituto para o amaciante.

 

Continua após a publicidade
Publicidade