Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

CASACOR São Paulo 2018: conheça a Casa Sustentável Leroy Merlin

Pastilhas feitas de garrafa PET, sistema que controla a água e vasos de planta autoirrigáveis são algumas das soluções ecologicamente corretas

Por Texto: Nádia Sayuri Kaku Reportagem visual: Juliana Corvacho - Atualizado em 19 fev 2020, 10h31 - Publicado em 12 jul 2018, 13h14

Logo na entrada da Casa Sustentável Leroy Merlin há uma sapateira: “tirar os calçados evita levar sujeira para dentro e, consequentemente, diminui o uso de produtos de limpeza”, explica a arquiteta Larissa Oliveira, que assina o espaço em parceria com Gabriela Lotufo. E é assim, com exemplos de hábitos e soluções sustentáveis, que a dupla conduz o projeto de 85 m² em uma área toda integrada. Na cozinha, a parede é coberta por pastilhas feitas de garrafa PET (Branco Juçara, da Rivesti, de 33 x 33 cm) e embaixo da pia o sistema Smart Link da Deca gerencia o consumo de água em tempo real e identifica vazamentos.

Luis Gomes/Minha Casa

A tecnologia também aparece na automação das luzes, que podem ser controladas pelo celular do morador – no quarto de casal, por exemplo, a iluminação cria efeitos diferentes no painel de madeira cortado a laser. Como a área possui ventilação cruzada, as profissionais decidiram não usar ar-condicionado. No chão, o piso original de madeira se mescla com um modelo vinílico de matiz parecida (Durafloor).

Luis Gomes/Minha Casa

Para separar o social dos dormitórios, placas de madeira laminada servem como divisórias e também compõem móveis multiúso, como o painel que apoia a TV na face voltada para o estar e vira o closet do outro lado.

Luis Gomes/Minha Casa

As plantas no alto estão em vasos autoirrigáveis, ou seja, você só precisa abastecer o reservatório uma vez por semana.

Continua após a publicidade
Luis Gomes/Minha Casa

E o verde continua do lado de fora da casa: a horta de temperos incentiva evitar o desperdício de alimentos – já que você só colhe o que vai usar na hora.

Publicidade