PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Bom projeto foi capaz de acabar com o aperto desse apartamento

O layout original não colaborava, a distribuição de espaços foi repensada, a circulação melhorou e os tão sonhados closet e banheira encontraram seu lugar

Por Minha Casa Digital
Atualizado em 19 fev 2020, 12h58 - Publicado em 17 fev 2017, 10h30
Os 36 m² renderam! ( ANDRÉA MARQUES/FOTONAUTA/)
Continua após publicidade

A localização estava definida: a jornalista Raquel de Rhamá Lemejá, do Rio de Janeiro, apaixonada pelo charmoso bairro de Santa Teresa, decidiu comprar seu primeiro imóvel ali. Quando encontrou este apartamento antigo, de medidas enxutas, foi correndo até a ala íntima para ver se o espaço comportaria um closet e uma banheira. Com mil ideias na cabeça, logo fechou o negócio e convocou a arquiteta Alessandra Souza para colocar seus desejos no papel e comandar as transformações. 

A profissional se valeu de marcenaria para integrar sala e cozinha, bolar um canto de refeições com bar, esconder o pilar estrutural que atrapalhava o planejamento do estar e criar um miniescritório no quarto, entre outras coisas.  Já para formar o closet e separar o banheiro da suíte, usou simplesmente uma divisória de drywall.  As soluções não guardam grandes segredos, e os resultados são surpreendentes: as áreas parecem  maiores, e os cômodos recuperaram sua juventude, representando o jeito de viver da moça.

Otimização é a palavra de ordem!

❚ Unir ambientes é sempre uma boa pedida para pequenos apartamentos. Aqui, a criação de uma cozinha americana teve apelo ainda maior: como Raquel mora sozinha, ela abriu mão de uma mesa de jantar, ficando apenas com o grande balcão, o que permitiu explorar ao máximo a área com armários e deixar a sala mais livre.

❚ A meia-parede é um pouco mais alta do que o convencional para que a torneira, do outro lado, não fique à vista. E toda a estrutura foi planejada com marcenaria: MDF no padrão cerezo recobre a alvenaria, onde foi fixada uma bancada de 1,70 x 0,45 m. Acima dela, outra estrutura faz as vezes de bar, com nichos para bebidas e prateleiras que suspendem taças.

Continua após a publicidade

❚ Foi preciso bolar um atrativo para que a cozinha pudesse se exibir: Alessandra revestiu uma superfície inteira com pastilhas amarelas, que trazem luz e personalidade.

❚ Drywall foi a solução rápida para esconder a área de serviço que era totalmente integrada – a divisória foi pintada de branco e tem a mesma aparência de uma parede.

os-36-m-renderam11

Continua após a publicidade

os-36-m-renderam21

Layout modificado

❚ Para integrar sala e cozinha, a parede foi parcialmente demolida e agora abriga uma bancada de refeições (1).

❚ Com a instalação de uma divisória de drywall, formou-se um corredor (2) que dá acesso ao quarto e ao banheiro, agora separados. Pelo lado de dentro do dormitório, a área delimitada por essa estrutura virou um closet (3).

Continua após a publicidade

os-36-m-renderam31

Pilar não é problema!

❚ Um elemento estrutural da construção localizado no meio do caminho atrapalhava os planos de posicionar um móvel para a TV. Mas não é que Alessandra soube tirar proveito da situação? Desenhou uma marcenaria que abraça a coluna, disfarçando-a e ocultando a fiação da TV. Nas laterais, ainda couberam nichos decorativos. A fim de criar unidade visual, aparece aqui o mesmo padrão amadeirado da cozinha.

Continua após a publicidade

❚ Logo em frente,  o sofá de três lugares está a 1,50 m, distância suficiente para a boa circulação. Ao lado do estofado, a profissional encontrou um cantinho onde viu a possibilidade de ganhar mais uma opção de assento. Mandou confeccionar um banco  de alvenaria (2,14 x 0,42 x 0,40 m*), com o mesmo acabamento. E, sem pensar duas vezes, aproveitou para usá-lo também como baú – duas portas de correr disfarçadas acessam  o interior da peça.

❚ O piso original foi mantido. Os tacos de madeira estavam em ótimo estado, e bastou investir em uma aplicação de verniz.

os-36-m-renderam41

Continua após a publicidade

os-36-m-renderam51

Finalmente, a banheira!

❚ Sonho de consumo de Raquel, a construção da banheira pediu atenção especial. O primeiro passo foi certificar-se de que a estrutura do prédio suportaria o peso. Com essa garantia, a arquiteta fez o projeto e contratou uma equipe especializada para a execução.

❚ O novo elemento ocupa mais espaço do que o antigo boxe, por isso Alessandra foi em busca de uma solução para otimizar a área. Roubou alguns centímetros das paredes: as alvenarias eram grossas – 25 cm  de espessura – e, com os cálculos estruturais na mão, a arquiteta viu que poderia reduzir a medida para 7 cm, liberando valiosos 18 cm!

❚ A sensação de amplitude vem de uma paleta neutra e de um grande espelho sobre a bancada. “Para obter um ar mais sofisticado, especifiquei pedra para os acabamentos de pia, banheira e algumas superfícies. Optamos  pelo granito branco itaúnas, que é bonito  e resistente”, afirma  a profissional.

os-36-m-renderam61

os-36-m-renderam71

Jogo de esconde

❚ O único banheiro do apartamento era o da suíte, ou seja, ficava dentro do quarto. A fim de evitar a perda de privacidade ao receber visitas, Raquel pediu à arquiteta um novo acesso. Para isso, foi instalada uma parede de drywall, paralela à do banheiro, deslocando a entrada do dormitório para frente. Assim, formou-se um novo corredor de circulação – ele ainda resultou na criação de um dente pelo lado de dentro do ambiente, onde Alessandra projetou o closet. Repare que a nova porta de correr tem dupla função: quando aberta, permite a entrada no quarto e resguarda o canto de vestir. Fechada , isola o cômodo,  que se integra ao closet.

❚ A marcenaria é o ponto alto do projeto. Aqui, foram feitos sob medida  a cabeceira com criados,  o miniescritório, um maleiro no forro sobre a porta e armários fechados, com frentes espelhadas.

os-36-m-renderam81

os-36-m-renderam91

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.