Aprenda a fazer quadros com folhas e flores secas
A arquiteta Patricia Cillo, responsável pelo projeto da capa de junho de MINHA CASA, ensina todos os macetes
Se você gostou dos quadrinhos na parede do quarto que estampa nossa capa de junho, saiba que não são ilustrações, mas plantas de verdade. E o melhor: é fácil fazer igual! A arquiteta Patricia Cillo, responsável pelo projeto, ensina todos os macetes.
Você vai precisar de:
– Folha ou flor
– Livro grosso
– Papel-toalha
– Papel-cartão na cor desejada
– Tesoura
– Cola branca
– Bandeja
– Rolinho de espuma
– Moldura pronta (usamos a Milo Natural, 24 x 30 cm, de MDF, da Inspire. Leroy Merlin, R$ 44,90)
1. Verifique se a folha ou flor cabe inteiramente no livro – ele funcionará como prensa, ajudando a secar a peça e deixá-la retinha. Envolva-a com papel-toalha e posicione-a entre as páginas. Feche o livro e, se quiser, coloque um peso sobre ele.
2. O tempo de secagem varia conforme a espécie – vá acompanhando o progresso. Se quiser um visual natural, alguns dias devem bastar; se preferi-la mais seca, aguarde algumas semanas. Depois de pronto, passe cola em um dos lados.
3. Fixe a folha ou flor no papel-cartão da cor escolhida – é interessante explorar o contraste entre os dois. Lembre-se de considerar, também, as tonalidades do passe-partout e da moldura para criar uma composição adequada.
4. Pronto, agora é só encaixar na moldura! Solte a criatividade para fazer outras peças, usando diferentes tipos de folhas e flores, mudando as cores do papel-cartão e alternando as medidas dos quadros. Por fim, combine todos em um arranjo.
Preço pesquisado em 18 de maio de 2017, sujeito a alteração