Alugado, mas com cara de próprio
O endereço paulistano do comediante pernambucano Murilo Gun e de sua esposa, Daniela Pimentel, ganhou uma repaginação repleta de cores para combinar com o jeito animado do jovem casal
Há cerca de cinco anos, o humorista Murilo Gun, deixou a casa e a namorada em Recife para correr atrás da carreira em São Paulo. No ano passado, a moça veio a seu encontro, e os dois se casaram logo depois de alugar este apê de 55 m². No início, tinham apenas sofá, cama e televisão. “Ganhamos muitos presentes de casamento na forma de crédito em lojas e decidimos usá-los na decoração. O problema é que não sabíamos nada sobre o assunto”, confessa Murilo. Eles pediram, então, ajuda ao arquiteto e amigo Rafael Amaral Tenório, que captou o estilo dos moradores e montou um projeto colorido e cheio de personalidade. “Não fizemos muitas exigências – a principal foi a troca do piso, de que não gostávamos. No fim, deu muito certo: ficou com a nossa cara e ideal para reuniões divertidas.”
Cidades em destaque
❚ Murilo pensou em montar uma composição de quadros acima do sofá, porém Rafael sugeriu o painel impresso em papel com laminação fosca, que foi fixado com silicone. Com o tema “De Recife a São Paulo”, o panorama começa, à direita, com imagens pernambucanas sob um céu azul, que vai ficando cinza até chegar à extremidade esquerda, nitidamente paulistana. “Quis criar um jogo e escondi entre os prédios uma foto minha, uma da Dani e uma do irmão caçula dela. Sempre desafio as visitas a nos encontrar”, conta o humorista.
❚ O casal queria conquistar um espaço descontraído sem gastar muito nem investir em móveis embutidos, já que o endereço é alugado. A solução? Abusar das tintas.“O amarelo [ref. B333, da Suvinil] levanta o astral, por isso é o tom em evidência”, explica o arquiteto. “Já o azul [ref. 19YY 511758, da Coral] das portas completa o colorido e dá um ar retrô.”
Se a base for neutra, é impossível errar!
❚ O sofá cinza que eles já possuíam entrou em cena para contrastar com as cores mais vibrantes e conferir um toque de elegância ao espaço. A tonalidade também aparece no piso laminado (Durafloor Vintage, padrão ébano, da Duratex, MadeiraMadeira) e nas paredes – a superfície da TV ganhou uma versão próxima do grafite (ref. P161, da Suvinil), e a do sofá, uma nuance bem clarinha (ref. C164, da Suvinil).
❚ A prateleira no canto do jantar possui LEDs com regulagem de cor por controle remoto. “Quando recebemos amigos em casa, a luz faz com que a sala pareça uma discoteca”, diz Daniela.
❚ A mesa de vidro foi feita sob medida, mas pode ser desparafusada caso os moradores resolvam se mudar.
❚ Toy art e outros objetos coloridos arrematam o clima bem-humorado.
❚ Na cozinha, nada foi mexido, uma vez que os móveis planejados já estavam lá quando o casal chegou. Apenas os eletrodomésticos e as cadeiras vieram depois.
Estúdio em casa
❚ Uma das exigências de Murilo, enquanto procurava um imóvel, era ter um home office com espaço suficiente para trabalhar e guardar a enorme coleção de livros que ele e Dani juntaram ao longo dos anos. “Quando encontrei esse apê, o escritório foi um dos maiores atrativos”, aponta o rapaz. “Hoje, é aqui que passo a maior parte do meu dia, gravando e editando os vídeos para meu canal na internet.”
❚ A bancada e as prateleiras já estavam no ambiente e não pediram modificações.
❚ As famílias vivem em Recife, mas visitam o casal com frequência. Para hospedá-los, a solução foi colocar um sofá-cama confortável na parede oposta à do computador. “Quem ganhou com isso fui eu. Se canso de trabalhar, tenho um belo estofado para me esticar e relaxar antes de continuar o serviço”, brinca o comediante.
Fuga da realidade
❚ Para o quarto, o arquiteto apresentou uma proposta bem diferente da feita para o restante do apê. “Nesse cômodo, a ideia é esquecer-se de tudo e dormir. Por esse motivo, somente tons neutros tiveram vez”, justifica.
❚ O frigobar sob o criado-mudo foi um pedido especial do moradores, que têm o hábito de petiscar na cama.
❚ As luminárias fixadas no painel da cabeceira são modelos de mesa comuns que foram embutidos na marcenaria, assim como seus respectivos interruptores. “Ter certeza de que o botão vai estar sempre no mesmo lugar é um detalhe que torna o uso do espaço muito mais confortável”, opina Murilo.
Lavabo memorável
❚ O amarelo dá as cartas no banheiro das visitas: três das quatro paredes apresentam essa tonalidade, enquanto uma delas veste-se de cinza. “A pintura foi pensada justamente para transformar a área em um lugar marcante. Como ninguém passa muito tempo aqui dentro, vai ser impossível enjoar do efeito”, explica Rafael.
❚ A fim de que a adição de cores fortes em um ambiente pequeno e fechado não resultasse em uma atmosfera claustrofóbica, duas das superfícies ganharam espelhos generosos.
❚ Gabinete com pia embutida, torneira, vaso e toalheiro estavam em bom estado. Conservá-los ajudou a manter o orçamento nos trilhos.
55 m² bem aproveitados
❚ Básicos e funcionais, o banheiro da suíte (1) e a área de serviço (2) não entraram no pacote da reforma.
❚ Nem todo apartamento com essa metragem apresenta uma planta tão eficiente: nesta, couberam quarto, escritório, banheiro, lavabo, sala multiúso, cozinha integrada com a lavanderia e ainda uma varandinha!