Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

14 dicas econômicas para deixar o imóvel alugado mais charmoso

O imóvel não é seu, mas nem por isso você vai deixá-lo sem graça. O capricho na decoração confere uma forcinha extra na hora de solucionar as dificuldades mais comuns de casas e apartamentos alugados.

Por TEXTO LARA MUNIZ E DANIELA AREND (RJ) / REPORTAGEM VISUAL PAULO LAGRECA / FOTOS MARCO ANTÔNIO Atualizado em 19 fev 2020, 13h32 - Publicado em 19 dez 2016, 08h15

1. Ganhe espaço no armário

❚ Item que valoriza os imóveis, os guarda-roupas embutidos nem sempre contam com boa distribuição interna. Solucione esse inconveniente usando prateleiras avulsas para acomodar roupas ou sapatos – dê preferência aos modelos vazados, que ajudam a manter o espaço arejado. Antes de escolher, não se esqueça de medir a largura e a altura disponíveis.

FOTOS MARCO ANTÔNIO

2. Mude o piso sem quebra-quebra

❚ Pisos vinílicos são econômicos e podem ser colocados rapidamente sobre cerâmica, porcelanato e outros materiais, desde que a base esteja nivelada. Além de proporcionarem conforto térmico e acústico, atendem a diversos gostos, já que são encontrados em várias estampas. Para limpar, basta um pano úmido com detergente neutro. 

FOTOS MARCO ANTÔNIO

3. Deixe o guarda-roupa à mostra

❚ Uma arara desmontável pode cumprir o papel de closet. Mas atenção: para dar certo, a ideia descolada precisa contar com seu espírito de organização, ou pode acabar em bagunça! Arrumar as roupas seguindo uma ordem de cores cria um efeito interessante. Em dias de festa, aproveite os rodízios na base para realocar a arara. Dica: ordene os sapatos abaixo da peça. 

FOTOS MARCO ANTÔNIO

4. Cortina no chuveiro

5. Organizadores sob a pia

❚ Na falta de boxe, use uma cortina de vinil para separar a área do banho e não molhar todo o banheiro. A fim de ordenar os itens de higiene e as miudezas, combine gaveteiro e caixas empilhadas – aqui, a opção recaiu sobre produtos de materiais rústicos, como madeira e palha de milho (no gaveteiro), além de junco e fibra natural.

FOTOS MARCO ANTÔNIO

6. Faça um toucador moderno

❚ A banheira antiga e danificada deixou de ser um tormento na vida da moça carioca para se tornar sua aliada na mania por produtos de beleza. Foi só mandar fazer um tampo para cobrir a peça e dispor ali a coleção com mais de 180 cremes, xampus, esmaltes, perfumes… Cestinhas coloridas de diversos tamanhos ajudam na organização. 

FOTOS MARCO ANTÔNIO

7. Praticidade no dia a dia

❚ Estantes modulares podem ser levadas facilmente de um canto para outro, além de combinarem com qualquer ambiente. Aqui, a arquiteta Cristiane Passos, do Rio de Janeiro, alocou a peça cromada e aramada no escritório, com o intuito de deixar sempre à mão os livros e textos jurídicos dos moradores, que alugam este apartamento por um curto período de tempo enquanto procuram a casa ideal.

FOTOS MARCO ANTÔNIO

8. Crie um home office charmoso

❚ Reúna componentes simples, tinta e criatividade e você terá uma mesa sob medida – para o espaço e o bolso! Aqui, o dono do escritório se esmerou em encontrar cavaletes de madeira com desenho incomum, pintou-os e só então investiu na porta também pintada de branco) e na placa de vidro que compõem o tampo. O resultado é elegante e pode migrar para outro endereço no futuro.

Continua após a publicidade

FOTOS MARCO ANTÔNIO

9. Multiplique os usos do espaço

❚ Falta um quarto para o escritório, mas a sala é enorme. A solução? Crie uma divisão que atenda às suas necessidades. Um biombo garante privacidade a quem trabalha enquanto outras pessoas circulam pela área. Mais uma finalidade acertada da peça é como anteparo em ambientes cuja porta dá diretamente para a rua: assim, ela forma uma espécie de hall. Se houver crianças em casa, deixe claro que o biombo não é firme como uma parede.

FOTOS MARCO ANTÔNIO

10. Enfeite portas e janelas

❚ Uma ideia simples para dividir ambientes – a cozinha e a área de serviço, por exemplo – é usar pingentes de acrílico. Leves e

graciosas, as cortinas aproveitam a transparência e o colorido das pecinhas para produzir um resultado divertido. Fáceis de limpar, as contas ficam novas depois de deixadas de molho em água e detergente neutro. Enxague bem antes de pendurá-las de volta.

FOTOS MARCO ANTÔNIO

11. Cantos não desperdiçados

❚ Muitas vezes esquecido, o vão sob a escada é um achado para quem tem coisas de sobra e espaço de menos. Ocupe-o com caixas bonitas e coordenadas, que arquivam documentos e itens de uso eventual, pois não precisam ser mexidos frequentemente. Pense bem: não seria ótimo contar com um cantinho para guardar os enfeites de Natal ou mesmo as bolsas de festa?

FOTOS MARCO ANTÔNIO

12. Disfarce pequenos defeitos

❚ A cozinha parece uma zona de guerra, tamanha a quantidade de furos nos azulejos? O problema, comum em imóveis alugados, se transforma em ideia de decoração se você os cobrir com recortes de adesivo do tipo Contact. Os formatos podem ser os mais variados – siga a sua imaginação! E lembre-se de que o truque pode ultrapassar as fronteiras da cozinha. Para limpar, use pano úmido e detergente neutro, tomando cuidado para não soltar as bordas do adesivo.

FOTOS MARCO ANTÔNIO

13. Faça uma horta-jardim

❚ Cultive seus próprios temperos orgânicos e, ao mesmo tempo, traga a natureza para dentro de casa ou do apartamento. A leveza da treliça de bambu permite que ela seja utilizada tanto apoiada no chão e na parede (foto) quanto suspensa. Aí é só pendurar os vasinhos de ervas aromáticas para compor um simpático e saboroso jardim vertical.

FOTOS MARCO ANTÔNIO

14. Crie seu papel de parede

❚ Aquele papel de presente lindo e mais grossinho também pode enfeitar as paredes do seu lar, doce lar. A receita é simples. Encadeie a estampa entre as folhas e fixe-as com fita adesiva de dupla face. O resultado é surpreendente e a economia garantida – mas não espere vida útil longa! Um patchwork de estampas também produz efeito arrojado na decoração: faça a sua montagem e curta o resultado.

FOTOS MARCO ANTÔNIO

Continua após a publicidade
Publicidade