Muito além das viagens! Troque os pontos por outras experiências

É comum relacionar programas de fidelidade com passagens aéreas. Mas você sabia que existem diversas outras formas de aproveitar os pontos do cartão?

Quando querem trocar seus pontos nos programas de fidelidade, muitos consumidores optam por viagens. Mas existem muitas outras experiências e produtos também vantajosos. A administradora de empresas Camila Almeida já viajou para o Recife sem gastar um centavo, mas prefere produtos. Ela já resgatou aspirador de pó, bicicleta, utensílios de cozinha e mais de uma máquina de café. Qual o segredo de Camila para conseguir essas recompensas? “Cadastrar-se em vários programas e entender muito bem cada um deles”, afirma.

Há mais de seis anos ativa em várias plataformas, Camila já está tão familiarizada com programas de fidelidade que tem diversas dicas para dar, como centralizar as compras no cartão de crédito. Essa é uma boa forma de acumular mais pontos, já que a maioria dos programas não considera os gastos no débito. “Mas só é válido se você tiver um bom controle financeiro”, diz Camila. Advogado especialista em direito do consumidor, Dori Boucault concorda. “Se a pessoa não for organizada, corre o risco de deixar passar oportunidades e se atrapalhar no orçamento”, afirma. Por isso, é importante monitorar os pontos e controlar todos os gastos para não ultrapassar o limite mensal de despesas.

Segundo Camila, também é importante avaliar o programa oferecido pelo banco ou pela operadora do cartão de crédito. “Se eles não oferecem nada, troque. Não vale a pena manter relacionamento com uma empresa que não te valoriza”, diz ela. Após encontrar uma boa ferramenta, não se esqueça de ler todas as regras para entender como o programa funciona. “As plataformas não são complicadas. O problema é que as pessoas têm preguiça de ler o regulamento até o final.”

Muitos regulamentos trazem até dicas de como acumular mais e aproveitar melhor a pontuação. Você sabia, por exemplo, que pode ter mais pontos se fizer compras em lojas parceiras dos programas de fidelidade? Nesse caso, você é bonificado por usar o cartão de crédito e por escolher um estabelecimento parceiro. “É possível ganhar 100 pontos ao comprar 100 reais em uma farmácia convencional e pagar com o cartão de crédito. Mas dá para acumular 300 pontos, por exemplo, ao gastar a mesma quantia em uma farmácia parceira”, diz Camila.

Além das muitas parcerias, boas plataformas funcionam como um shopping virtual, com diversas opções de produtos e serviços, como eletrodomésticos, livros, acessórios, eletrônicos e até recargas de celular. Escolher recompensas que tenham custo menor do que o de uma passagem aérea pode ser uma boa opção para quem tem um orçamento mensal mais enxuto e não pode gastar muito no cartão de crédito. Como pontos têm validade e não é possível esperar muito mais do que dois anos para fazer um resgate, navegar pelos programas em busca de produtos que caibam no total de pontos acumulados pode ser interessante. “Prefiro pegar várias coisas pequenas a esperar por algo mais caro e perder os pontos”, afirma Camila.

Em algumas plataformas, é possível pesquisar o número de pontos necessários para resgatar um eletrodoméstico, por exemplo, em mais de uma loja aliada ao programa de fidelidade. Por isso, vale a pena analisar onde a troca será mais vantajosa. “Não se esqueça também de pesquisar o valor de mercado do produto para saber se compensa fazer o resgate”, afirma Boucault. Se a pontuação acumulada não estiver para expirar, pode compensar guardar os pontos, esperar por uma promoção ou transferir para outros programas.

Não tem uma pontuação boa o suficiente para resgatar passagens aéreas para o Rio de Janeiro? Que tal, então, trocar os pontos para viajar de carro sem gastar com o combustível? Existem diversas redes de postos que são parceiras das plataformas de fidelidade. Você pode transferir os pontos de um programa para outro ou pagar um valor simbólico para conseguir créditos no posto e encher o tanque.

Já quem prefere garantir a geladeira cheia durante o mês pode transferir a pontuação para programas de relacionamento de supermercados. Além de ter acesso às promoções e ofertas, é possível resgatar com vales-compra das lojas. Diversas outras experiências e opções de lazer são possíveis de resgatar com pontos, são tantas as opções disponíveis que não compensa deixar os pontos expirarem sem antes resgatar uma boa recompensa.