Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Morre a fotógrafa Vania Toledo, aos 75 anos

Muito reconhecida no meio cultural, Vania trabalhou para CLAUDIA e diversos outros veículos de imprensa

Por Da Redação - Atualizado em 16 jul 2020, 17h10 - Publicado em 16 jul 2020, 10h28

Vania Toledo, importante fotógrafa brasileira, morreu nessa quinta-feira (16), em São Paulo. Ela tinha 75 anos. De acordo com sua irmã, Maria Goretti, Vania encontrava-se internada na Santa Casa e teve complicações provenientes de uma infecção urinária, que levou a septicemia e arritmia cardíaca. As informações são do Estadão.

Vania era muito reconhecida no meio cultural e retratou grandes artistas ao longo da carreira. Ela também é tida como pioneira em registrar a noite paulistana. Nasceu em Paracatu, Minas Gerais, em 1945, e foi morar em São Paulo em 1961. Nessa época, estudou Ciências Sociais na USP e começou na fotografia de maneira autodidata. 

View this post on Instagram

Cazuza de braços abertos pra nós!!! Viva!!!

Continua após a publicidade

A post shared by Vania Toledo | Fotógrafa (@vania.toledo) on

View this post on Instagram

narciso #caetanoveloso #espelho #hotelmaksoud

Continua após a publicidade

A post shared by Vania Toledo | Fotógrafa (@vania.toledo) on

Vania trabalhou para CLAUDIA e outros diversos veículos de imprensa no Brasil e no exterior. Entre eles estão Veja, Vogue, Interview, IstoÉ, Folha de S. PauloO Estado de S. PauloTime e Life. Dedicou-se também à fotografia erótica. Nos anos 1980 trabalhou com nus masculinos e, nos anos 1990, com nus femininos. 

Em CLAUDIA: a capa da edição de março de 1988 foi uma das assinadas por Vania Toledo.  Acervo/Abril

Através do Facebook, o filho de Vania, Juliano Toledo, confirmou a morte da mãe. “É com muita dor que venho comunicar o falecimento da minha mãezinha querida”, escreveu ele.

Continua após a publicidade

E com muita dor, mas muita dor que venho comunicar O falecimento da minha mãezinha querida assim que souber detalhes do…

Posted by Juliano Toledo on Thursday, July 16, 2020

Publicidade