Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Aos 88 anos, morre a atriz Chica Xavier

A atriz estava internada em um hospital no Rio de Janeiro. A notícia foi dada por seu neto

Por Da Redação
Atualizado em 8 ago 2020, 12h08 - Publicado em 8 ago 2020, 12h05

Morreu, no Rio de Janeiro, a atriz Chica Xavier. A notícia foi dada por seu neto, Ernesto. A atriz, que tinha 88 anos, teve papeis memoráveis em novelas como Sinhá Moça e Renascer, ambas da TV Globo. Nascida em Salvador, Francisca Xavier Queiroz de Jesus estava lutando contra um câncer.

Chica tinha uma longa carreira. Foram 57 anos, que incluíram, além da TV, cinema e teatro. Sua estreia na profissão foi no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na peça Orfeu da Conceição, escrita por Vinicius de Morais e Tom Jobim, com cenários de Oscar Niemeyer. Foi a primeira vez que atores negros subiram a esse palco.

View this post on Instagram

Ontem a cabeça tava meio zuretada. Acordei e dei de cara com a tal reportagem que nos lembrava + uma vez como mulheres pretas são invisibilizadas. E como a reportagem falava sobre o audiovisual, que é minha área de trabalho, aí a pancada foi mais forte ainda. Hj tb acordei mexida. Vcs sabem como é. Quarentena, um dia de cada vez, tragédias sequenciais, vontade de ajudar um monte de gente, medo de qq mobilização voluntária que possa nos colocar em risco. Mas de repente me bateu aquele pensamento: vctem mãe e pai, e não só no plano terrestre, mas no espiritual tb. Tomei um banho, coloquei uma roupa e fui conversar com Orixá. E cabe aqui uma OBS: o terreiro onde nasci fica no mesmo quintal da casa de meus avós, então não precisei sair de casa para ir até ele. Quando me deparei com as ferramentas de meu santo, eu me lembrei dessa Luana aí da foto. Que não podia ganhar uma roupa branca que já dizia “é pra sessão “, referindo-me às reuniões mensais que tínhamos para louvar caboclos, preto velhos, erês, exus e pombagiras e nossos Orixás. Somos um terreiro de Umbanda e por isso cultuamos todas essas entidades. Lembrei também que eu não podia ver minha vó Chica colocar uma roupa de ração que eu já ia atrás, porque queria aprender com ela sobre os mistérios do sagrado. Lembrei de quando eu dormia na esteira em dias de obrigações que varavam a madrugada. Eu colocava meu uniforme de escola passadinho ao lado do travesseiro pra acordar cedo e ir direto pra escola sem perder um minutinho sequer das cerimônias. Minha memória foi tão longe que cheguei a ouvir a voz de Vovó Cambinda, o ilá de Seu Boiadeiro. De olhos fechados vi o cocar de Seu Cobra Coral e senti o cheiro do maracujá do erê Lírio. Eu não acho que pessoas que nascem ou renascem no axé são seres humanos melhores. Mas eu tenho certeza que a sensação de amparo que nossos guias e Orixás nos trazem é fundamental pra que nos mantenhamos de pé. E depois de todas essas lembranças eu comecei a conversar com Oyá e então a pedi a ela que nos trouxesse ventos de tranquilidade, mesmo eu entendendo que ela é forte guerreira. Pedi a ela também que não me deixasse perder a fé. Chorei copiosamente e acalmei meu ❤️.

A post shared by Luana Xavier (@luaxavier) on

Chica se tornou grande representante da cultura afro-brasileira. Ela recebeu, em 2010, o Troféu Palmares, concedido pela Fundação Palmares e o Ministério da Cultura, por sua contribuição às artes.

Religiosa, a atriz lançou em 1999 o livro Chica Xavier Canta Sua Prosa (Topbooks), no qual apresentava rezas e cantos que fez para seus santos de fé. Sua filha, Izabela, fez as ilustrações.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

O maior exemplo de que amor preto cura é esse casal da foto. Vó Chica e Vo Kelé completam hoje 64 anos de casados. Ele agora tem 92 e ela 88. Se conhecem desde a adolescência em Salvador. Ela se mudou pro Rio de Janeiro porque queria conhecer o pai e estudar teatro. Ele veio atrás porque sabia que era ela o grande amor de sua vida. Casaram-se no mesmo ano em que estrearam no teatro com Orfeu da Conceição (1956). Formaram família, viajaram bastante, viram os três filhos fazerem faculdade, são fãs confessos dos três netos e agora colhem os louros dessa vida a dois que rendeu lindos frutos pessoais e profissionais. Pelo avançar da idade de ambos sabemos que não os teremos por aqui por muitos anos ainda, mas a certeza que tenho é que o amor de Chica e Kelé há de alcançar o infinito. Parabéns, meus amores! Vocês elevaram o nível “da brincadeira casamento com amor” (rs), mas ainda assim eu os amo muito! CHICA E KELÉ, 64 ANOS DE AMOR E DE FÉ! ❣️ . . #ChicaXavier #ClementinoKele #casal #amor #familia #amorpretocura #bodas #bodasdefabulita #64anosdecasados

A post shared by Luana Xavier (@luaxavier) on

Conversando sobre notícias ruins com as crianças

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.