‘Haha’ roubou o lugar do ‘LOL’, diz relatório do Facebook
Foram divulgados os resultados de um estudo feito para descobrir como as pessoas dão risada na rede social.
Você usa “hahas”, “hehes”, emojis ou LOL para mostrar a sua risada no Facebook?
O Facebook divulgou os resultados de um estudo que fez no final de maio deste ano para descobrir como as pessoas dão risada na rede social.
O estudo constatou que o uso do “haha” é o mais usado pelas pessoas, com 51,4% de todos os risos no site. Em seguida, vêm os emojis de risada, com 33,7% e “hehe” (e variantes) fecha o pódio com 13,1%. Já a expressão “lol”, que quer dizer algo como “muitas risadas”, só apareceu em 1,9% dos textos analisados no estudo.
A pesquisa ainda descobriu que 15% das pessoas com acesso à rede utilizam risadas em posts ou comentários pelo menos uma vez por semana. O Facebook afirmou que utilizou um mecanismo de avaliação de posts sem identificação para a pesquisa – ou seja, tiveram acesso ao conteúdo publicado, mas não às pessoas que realizaram o compartilhamento.
E um dos grandes destaques é: se você usa “lol” pode estar “velho” demais. Agora é a vez do “hahaha”.
De acordo com o Facebook, a idade, o sexo e a localização geográfica interferem na escolha do tipo de riso e no tamanho dele. Pessoas jovens e mulheres no geral preferem utilizar um emoji para se expressar, enquanto os homens escolhem o “hehe”. Antes bastante popular na internet, o “lol” é a escolha de um grupo de usuários mais velhos. Veja os gráficos abaixo:
A pesquisa analisou também quantas vezes as pessoas riem na internet. 46% dos usuários deram uma única risada em uma semana e 85% riram cerca de uma vez por dia. A variação das expressões também foi medida: 52% das pessoas parecem ter um estilo favorito, sem variações.
Estes foram os “emojis” de risada considerados pela pesquisa: