PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Designer dá destaque a mulheres cientistas com pôsteres incríveis

Ela quer conscientizar o mundo inteiro sobre as invenções e descobertas dessas mulheres maravilhosas. Toda sala de aula deveria contar com essas imagens!

Por Giovana Feix
Atualizado em 20 jan 2020, 20h16 - Publicado em 18 fev 2017, 07h05
 (Beyond Curie/Reprodução)
Continua após publicidade

Se alguém te pedisse para citar agora, de cabeça, algumas cientistas mulheres, quantos nomes você saberia dizer? Não muitos, certo?

Graças a filmes como o incrível Estrelas Além do Tempo, têm chegado a cada vez mais gente notícias sobre as invenções e descobertas das mulheres na ciência.

Nessa área do conhecimento, no entanto, ainda é mais valorizado o trabalho de homens. E não é nem que as mulheres não tenham conquistas “à altura” das deles (porque elas têm!) e, sim, porque este é um ambiente bastante fechado à própria presença feminina.

rita
(Beyond Curie/Reprodução)

Pensando nisso, a designer e neurocientista Amanda Phingbodhipakkiya resolveu criar um crowdfunding maravilhoso e, com o dinheiro arrecadado, criar pôsteres para aumentar a visibilidade dessas cientistas notáveis. Ao projeto, ela deu o nome de “Beyond Curie” (“Além de Curie”, em tradução livre), em uma alusão a uma das cientistas mulheres mais famosas da história, a química polonesa Marie Curie.

Continua após a publicidade
mae
(Beyond Curie/Reprodução)

“Existe um histórico tão rico de mulheres arrasando na ciência e poucas pessoas sabem disso”, ela diz em entrevista à revista Fast Company Design. “Pesquisando sobre suas histórias, ficou claro para mim que estamos no ombro de gigantes. Elas foram incentivadas a não estudar – por medo de que isso as afetaria enquanto esposas e mães. Mas elas persistiram, e suas histórias são muito inspiradoras. O mundo precisa conhecer seus nomes”.

ada
(Beyond Curie/Reprodução)
Continua após a publicidade

Durante a campanha de crowdfunding, a designer aproveitou para conversar um pouco com seus colaboradores – e lhes perguntou o que o projeto significava para eles. “Eu já ouvi de muitas destas descobertas”, conta um deles, “mas nunca das mulheres que as fizeram. Agora, com o clima político e a normalização de comentários misóginos, eu sinto que é essencial nos esforçarmos para reconhecer estas mulheres”.

lise_meitner
(Beyond Curie/Reprodução)

Dentre as homenageadas estão Ada Lovelace, a primeira programadora, Mae Jemison, a primeira mulher negra no espaço, e Maryam Mirzakhani, a primeira mulher e primeira iraniana que recebeu a Medalha Fields, maior prêmio na área da matemática. É possível comprar os pôsteres no site da campanha de crowdfunding, no Kickstarter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.