Designer dá destaque a mulheres cientistas com pôsteres incríveis
Ela quer conscientizar o mundo inteiro sobre as invenções e descobertas dessas mulheres maravilhosas. Toda sala de aula deveria contar com essas imagens!
Se alguém te pedisse para citar agora, de cabeça, algumas cientistas mulheres, quantos nomes você saberia dizer? Não muitos, certo?
Graças a filmes como o incrível Estrelas Além do Tempo, têm chegado a cada vez mais gente notícias sobre as invenções e descobertas das mulheres na ciência.
Nessa área do conhecimento, no entanto, ainda é mais valorizado o trabalho de homens. E não é nem que as mulheres não tenham conquistas “à altura” das deles (porque elas têm!) e, sim, porque este é um ambiente bastante fechado à própria presença feminina.
Pensando nisso, a designer e neurocientista Amanda Phingbodhipakkiya resolveu criar um crowdfunding maravilhoso e, com o dinheiro arrecadado, criar pôsteres para aumentar a visibilidade dessas cientistas notáveis. Ao projeto, ela deu o nome de “Beyond Curie” (“Além de Curie”, em tradução livre), em uma alusão a uma das cientistas mulheres mais famosas da história, a química polonesa Marie Curie.
“Existe um histórico tão rico de mulheres arrasando na ciência e poucas pessoas sabem disso”, ela diz em entrevista à revista Fast Company Design. “Pesquisando sobre suas histórias, ficou claro para mim que estamos no ombro de gigantes. Elas foram incentivadas a não estudar – por medo de que isso as afetaria enquanto esposas e mães. Mas elas persistiram, e suas histórias são muito inspiradoras. O mundo precisa conhecer seus nomes”.
Durante a campanha de crowdfunding, a designer aproveitou para conversar um pouco com seus colaboradores – e lhes perguntou o que o projeto significava para eles. “Eu já ouvi de muitas destas descobertas”, conta um deles, “mas nunca das mulheres que as fizeram. Agora, com o clima político e a normalização de comentários misóginos, eu sinto que é essencial nos esforçarmos para reconhecer estas mulheres”.
Dentre as homenageadas estão Ada Lovelace, a primeira programadora, Mae Jemison, a primeira mulher negra no espaço, e Maryam Mirzakhani, a primeira mulher e primeira iraniana que recebeu a Medalha Fields, maior prêmio na área da matemática. É possível comprar os pôsteres no site da campanha de crowdfunding, no Kickstarter.