PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Dandy Lion: o projeto que quebra estereótipos sobre o estilo dos negros

Incomodada em como os negros são representados na moda, a curadora Shantrelle Lewis uniu diversas fotos que acabassem com o esteriótipo criado.

Por Ana Flavia Monteiro
Atualizado em 21 jan 2020, 05h39 - Publicado em 31 ago 2016, 13h31
 (/)
Continua após publicidade

A curadora Shantrelle Lewis não acha que os negros são bem representados na moda e, foi desse incomodo, que o The Dandy Lion Project nasceu. O nome do projeto faz referência aos Dândis, homens dos séculos 18 e 19 com um particular sentido estético. Nas palavras de Shantrelle, um Black Dandy, é um “homem de ascendência africana que assimilou conceitos da alfaiataria europeia, misturando-os às estéticas da Áfrina.”

Para ela, os homens negros são esteriotipados principalmente pelo estilo thug, com calças jeans caídas, camisetas largas e correntes brilhantes. O projeto consiste na reunião de fotografias de estilosos negros de diversos países.

A primeira exibição do projeto aconteceu em 2010, em Nova York e um livros com as fotos reunidas por ela deve ser lançado ano que vem.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.