Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Caroline de Maigret conta como ter o estilo das parisienses

Caroline de Maigret busca desmitificar a aura de perfeição supercool que envolve as parisienses.

Por Da Redação - Atualizado em 20 jan 2020, 10h32 - Publicado em 12 jul 2017, 19h29

Ao lado de três amigas, Caroline escreveu Como Ser uma Parisiense em Qualquer Lugar do Mundo (Editora Fontanar) para revelar os segredos desuas conterrâneas e tentar mostrar que não, elas não são tão maravilhosamente incríveis quanto pensamos.

No livro, estão os mandamentos das parisienses, entre os quais três chamam a atenção:

1) Disfarce o esforço. Tudo deve parecer leve e fácil;

2) Que o seu look tenha sempre um detalhe descuidado;

3) A moda domina o mundo. As parisienses dominam a moda. Para além do “chique e cool” e do “sofisticado sem afetação”, expressões usadas aos montes para defini-las, os aforismos deixam claro que, apesar do ar de quem não está nem aí, as francesas planejam até sua rebeldia. Ah, sim, certa dose deinsurgência também é fundamental para elas.

Continua após a publicidade

Ótimo, mas nada disso explica, de fato, o segredo do estilo parisiense. “Crescer e viver entre grandes obras, a exemplo da Pirâmide do Louvre, ensina uma maior noção de proporção às parisienses”, diz Consuelo Blocker. “Elas conhecem o belo porque ele está ao seu redor e faz partede sua vida, o que também dá a segurança que sentimos em seus passos na rua.” Faz sentido. No próprio livro, as peças descritas como essenciais para as francesas são bonitas por natureza, além de clássicas e contemporâneas ao mesmo tempo. Entre elas, estão calça jeans, blazer preto, sapatilhas (porque “não se negocia entre elegância e conforto”) e camiseta branca fininha.

E o que não entra no closet delas? Itens esteticamente duvidosos, oras – botas Ugg (quentes, mas feias), logotipos gigantes e bolsas de grife fake. O falso, aliás, está banido de tudo que as envolve – o que inclui o cabelo escovado, a base aparente na pele, as sobrancelhas afinadas e as cirurgias plásticas.

Mas, se você quer mesmo ter o estilo das parisienses, Caroline mostra que não se levar muito a sério é uma das regras para ser uma parisiense estilosa. A francesa acaba de protagonizar um vídeo ~engraçado~ sobre os clichês do lifestyle dos moradores da Cidade Luz.

 

Continua após a publicidade
Publicidade