“Larguei o emprego para empreender, mas agora sinto um marasmo”
A ausência de hierarquia pode causar estranhamento, mas a chave para o sucesso está na organização e no tempo
Deixei um bom emprego com a perspectiva de atuar de forma autônoma e de ter tempo para desenvolver meus projetos pessoais. Agora que estou trabalhando sozinha, me sinto um tanto perdida e com a sensação de que nada de fato importante está acontecendo…
Você não está sozinha. A maior parte das pessoas que opta por abrir mão de uma rotina estruturada de trabalho por uma carreira solo sente, de cara, a angústia de ser dona do próprio tempo e de achar que ele está passando fora do seu controle. A verdade é que, na falta do comando hierárquico, tudo agora depende de você.
Não importa qual seja seu plano, passada a sensação inicial de liberdade de deixar por vontade própria um emprego formal, o que vem a seguir é muito trabalho, determinação e autodisciplina.
Comece por planejar e dividir o seu tempo. Defina quantas horas quer trabalhar por dia ou semana e ocupe-as impreterivelmente com algo produtivo: contatos com as pessoas de que precisa (x telefonemas ou encontros pessoais por dia), pesquisas sobre a sua área de atuação, produção de material etc. Uma boa dica é usar grandes folhas de papel para definir sua agenda e as prioridades. Se achar tudo a princípio difícil, peça ajuda a amigos, leia livros de coaching, faça cursos.
O importante é não se perder nem perder seu tempo. É saber que tudo depende da sua atitude – o que vai mudar a sua sensação de que nada está acontecendo é fazer as coisas acontecerem.