Visita guiada: apê com estilo industrial e marcenaria bem planejada
Com 70 m², o apartamento em São Paulo ganhou acabamentos como tijolo e concreto e mobiliário inteligente no projeto do SP Estudio
A moradora deste apê paulistano de 70 m² foi objetiva no briefing passado às arquitetas Fabiana Silveira e Patricia de Palma, do SP Estudio. “Ela queria um décor em estilo industrial e muitos módulos de armazenamento”, conta Fabiana. O primeiro desejo foi resolvido com a escolha de acabamentos como tijolo e concreto, e o segundo, com um projeto inteligente de marcenaria.
Em vez de ficar sobre a bancada da cozinha, o micro-ondas foi embutido em uma abertura no móvel, o que libera a superfície de apoio.
Ao fundo, a lavanderia perdeu a cara de ambiente de serviço graças aos armários, pensados para esconder a máquina de lavar e o aquecedor, e ao banco-baú, que guarda as roupas. Mãos-francesas possibilitam o abre e fecha do varal retrátil, feito de laminado Nogal Sevilha (Berneck).
O banco com futon também foi pensado para que as visitas possam fazer companhia a quem está cozinhando.
Executada pela Marcenaria SB Castro, a porta de correr isola o quarto sem roubar área ao ser movimentada e também faz as vezes de painel.
Com rodízios, a mesa de jantar (Marcenaria SB Castro) ganhou mobilidade e, assim, pode facilmente sair do caminho em dias de festa. As cadeiras de diversos modelos e cores (Oppa e Tok & Stok) completam o conjunto com o pendente da Collector.
O módulo sob a janela do estar foi desenhado para acomodar todos os familiares da moradora em visitas. Um misto de banco e compartimento de livros e objetos, a peça desenha um L, servindo, ainda, de rack. “Atrás do aparelho, a pintura preta traz a sensação de amplitude”, explica Fabiana.
Como a moradora tem muitos sapatos, o espaço de armazenamento foi prioridade na suíte. As arquitetas posicionaram o armário em frente à cama, que tem fundo de tijolos aparentes.
Outro desejo da moradora era ter uma banheira, para relaxar apreciando a vista depois do trabalho. As profissionais desenharam, então, a área de box grande para abrigar a banheira.