Visita guiada: apartamento combina tecnologia e materiais naturais
No Ibirapuera, o apartamento de 100 m² combina automação nos eletrônicos, uma paleta de cores neutra e materiais naturais para criar atmosfera sofisticada
A automação é fundamental neste apartamento de 100 metros quadrados na região do Ibirapuera, em São Paulo. Pertencente a um jovem empresário, a praticidade trazida pela tecnologia foi aliada à boa decoração para trazer conforto e elegância.
O projeto é do escritório UMM Arquitetura, que soube combinar elementos naturais como tijolo, seixos e mármores a uma paleta de cores escuras – um truque que alia a personalidade do morador ao aconchego dos materiais orgânicos.
Claridade e leveza também dominam o projeto, principalmente no centro da residência. O pé-direito duplo favorece a composição do living integrado. Em vidro, o guarda-corpo do segundo andar permite que quem esteja no primeiro possa ver o que acontece no bar e lounge, tornando a casa ideal para festas com os amigos. Rolos com blackout e cortinas de linho estão ligados são automáticos, assim como a iluminação.
Quando o morador recebe convidados – ou está acompanhando um programa de culinária, por exemplo – ele pode escolher assistir à TV da sala ou da cozinha, já que a peça é conectada à um suporte articulado. A mesa oval, desenhada por Fernando Jaeguer, melhora a circulação do espaço em conjunto às cadeiras, em tecido estonado, da Breton.
O móvel que armazena os equipamentos do home theater, à direita, foi desenhado pelo escritório de arquitetura e executado em carvalho ebanizado.
De design unificado focado na neutralidade da paleta de cores, a grande mudança entre pavimentos é no piso – travertino no inferior, e de madeira de demolição no superior.
A parede da escada, texturizada em cinza, também possui iluminação privilegiada: uma fita de LED acompanha todo o corrimão, aliada à balizadores no piso.
Integrar a suíte ao banheiro foi um trunfo para ampliar ambos os ambientes – o vidro apenas separa, fazendo com que a parede de pedras que decora o segundo espaço embeleze também o primeiro. A surpresa do dormitório é a TV: o armário com portas de correr em espelho fumê mostra o aparelho apenas quando ligado.
A automação se faz presente mais uma vez, por meio do sistema de RGD no centro das duchas, acionado por controle remoto da cama.
Leia também:
Visita guiada: casa no Uruguai tem ampla vista para o exterior
Visita guiada: apartamento ganha novos ambientes e decoração neutra
Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!