Visita guiada: apartamento com layout integrado e toques de cor
Após a reforma, comandada pela arquiteta Ana Yoshida, o apartamento deixou de ser compartimentado e recebeu revestimentos de destaque
Os ambientes compartimentados e o layout recortado do apartamento de 100 metros quadrados no Jardim Marajoara, em São Paulo, incomodavam os moradores. Uma das exigências que eles fizeram à arquiteta Ana Yoshida, que assina a reforma, foi a integração dos ambientes.
A primeira mudança feita pela profissional foi eliminar os chanfros e deixar a circulação fluida. Depois, a copa deu lugar à ilha da cozinha e a sala ganhou mais janelas, para permitir a entrada de luz natural. Para finalizar o novo layout, as paredes que separavam as salas de estar, jantar e cozinha foram derrubadas e os ambientes ficaram unidos.
O ladrilho colorido da sala de jantar, assinado por Marcelo Rosenbaum, segue do chão até a parede, com faixas de espelho nas laterais, e cria um tapete.
Na sala de estar, a estante contorna o ambiente e se junta à bay-window (janela sobressaída em formato geométrico) para formar o canto de leitura.
Ligada à sala de jantar, a cozinha também tem o papel de copa para refeições rápidas, com bancada revestida de folha de madeira de carvalho. Como o ladrilho traz cor para o espaço, a marcenaria é toda branca, com toques de amarelo no nicho e nas cadeiras.
A parede de cobogós disfarça a cozinha e impede que a visita veja o ambiente logo de cara.
No quarto do filho adolescente, com medidas enxutas, a bancada do computador fica perto da janela. A parede que sobrou ficou para a bicama que, com armário em torno, organiza tudo.
O banheiro do filho, que também serve de lavabo, conta com louça e metais em preto, além do porcelanato que parece ladrilho.
Como o casal gosta de turquesa, a cor aparece no azulejo do banheiro deles. Ali, a bancada de quartzo marrom combina com a estampa do revestimento.