Um jeito delicado de servir chá e uma seleção de louças e acessórios
Chá quente traz calor ao corpo e aconchego à alma. É assim, entre infusões raras, quitutes e louças bonitas, que a ceramista Rosa Pinc recebe as visitas em seu ateliê.
No Oriente, o assunto é dos mais sérios. Criada no Japão do século 16 sob influência do budismo, a cerimônia do chá segue um rígido ritual, que tem como objetivo a purificação da alma. Nas bandas de cá, trata- se mais de um momento gostoso com direito a quitutes tentadores – que o digam os ingleses, cujo apreço pelo chá das cinco não arrefece. Em São Paulo, a ceramista Rosa Pinc mescla o melhor dos dois mundos. Em seu estúdio, uma simpática casinha no bairro de Pinheiros, a artista combate o frio com xícaras fumegantes e não deixa de oferecê-las a quem chega. As folhas secas, escolhidas a dedo, são garimpadas em lojas especializadas e viagens. “Tenho um tipo preferido para cada momento do dia. Pela manhã, gosto das infusões de frutas e flores ou de chá-verde. À noite, adoro as versões relaxantes, como de camomila ou rosas”, conta. Independentemente do horário, a bebida combina com todo tipo de petisco doce ou salgado, de rosquinha de queijo a bolo da vovó. O importante é escolher a xícara mais linda e caprichar nos acessórios. Existe fórmula mais saborosa para aquecer o dia?
1. Sobre a placa de cerâmica do Estúdio Rosa Pinc, três tipos de chá dividem a lâmina de acrílico: noel (Talchá), vermelho com rosas (Tea Connection) e vermelho–intenso (Talchá).
2. Vela em copo com aroma de chá oolong da The Gourmet Tea (30 reais).
3. Ao lado dos botões de chá em flor da Azuki-Ya, lata amarela de chá de jasmim da Dai Kin (16 reais).
4. Colher medidora dupla, de inox, para xícara e bule (49,90 reais), e latas pretas da Talchá.
5. Peneira de bambu (12,90 reais) e coador com cabo de bambu (24,50 reais) da Talchá.
6. Colher para servir mel (12,80 reais) da Tenman-Ya.
7. Infusores nos formatos de cápsula (12 reais), bola (14 reais) e concha (12 reais). Da Hime-Ya.
8. Infusor de coração da Talchá (49,90 reais).
9. Nas tigelinhas, chá de sementes de sucupira da Dai Kin.
10. Palitos de madeira (6,10 reais, o kit de 50) da Dai Kin. Colheres de bambu (5,90 reais, cada uma) da Artmix.