The Walled Off: Banksy inaugura hotel de arte na Palestina
Em Belém, o nome do hotel homenageia a região onde se situa, próximo à parede que separa a Palestina de Israel
Conhecido por suas obras de arte polêmicas, o artista inglês Banksy resolveu investir em um novo negócio: o The Walled Off Hotel.
A 500 metros do ponto de inspeção para Jerusalém e a 1,6 quilômetros do centro de Belém, na Palestina, é a proximidade à parede que separa a Palestina de Israel que nomeia o hotel de arte, que funciona operado pela comunidade local.
O espaço foi aberto especialmente pela conexão com o ano centenário – 2017 marca cem anos desde o controle britânico na Palestina –, mas pode permanecer aberto se hóspedes o suficiente aparecerem.
“Este lugar é o centro do universo – toda vez que Deus vem à terra parecer ser perto daqui. A arquitetura e a paisagem são deslumbrantes, a comida é deliciosa e a situação atual é notável e tocante. Este é um lugar de imensa significância espiritual e política – e tem um falafel muito bom. Nós garantimos que você não vai se decepcionar”, explica o site oficial do hotel.
Repletos de arte, os ambientes do The Walled Off Hotel foram decorados pelo próprio Banksy, que criou um décor eclético que conta a história do local. Ali, há quatro tipos de quartos: Artist, customizados por artistas como Sami Musa e Dominique Petrin; Scenic, com vistas do piso ao teto; Budget, com antigos beliches do exército israelita; e Presidential, com luxuosidades como banheira para até quatro pessoas, arte original, biblioteca, cinema, jardim e bar.
O espaço também contará com uma galeria com curadoria assinada pelo historiador e crítico Isamel Duddera, que exibirá o trabalho dos mais notáveis artistas palestinos dos últimos 20 anos, além de shows e artistas temporários; um museu dedicado à biografia da parede com curadoria assinada com associação ao Dr. Gavin Grindon, da Essex University; e um bar com décor temático de 1917 que conta com um piano automatizado – ali também serão apresentados shows de artistas como Trent Reznor e Atticus Ross, gravados exclusivamente para o hotel.
Na região, o The Walled Off recomenda excursões para destinos como o Mar Morto, Jericó e Hebrom. Outro atrativo próximo do hotel é a própria parede, que pode ser customizada e pintada pelos visitantes.
Confira mais imagens abaixo:
LEIA TAMBÉM:
Conheça o “Dismaland”, o parque da depressão, criado por Banksy
Grafite assinada pelo britânico Bansky personaliza parede
A pintura dos Arcos do Jânio e outros grafites que geraram polêmica