Suíte de 35 m² é setorizada com biombos de madeira de cumaru
As divisórias são elegantes e separam o ambiente em três espaços distintos: hall de entrada, dormitório e closet/escritório
Para ter uma suíte espaçosa, uma reforma transformou dois cômodos deste apartamento em Salvador (BA) em um ambiente de 35 metros quadrados. “Por se tratar de um cômodo grande, a decoração e o layout eram um tanto inóspitos e sem personalidade”, diz Cinthia Rosa, do escritório Quati Arquitetura, responsável pelo projeto. As moradoras queriam atualizar o décor e o único pedido foi para que o piso original, um assoalho de sucupira, fosse mantido.
“O ponto de partida foi pensar como manter a sensação de amplitude do cômodo, deixando-o confortável e aconchegante ao mesmo tempo”, diz Diego Serra, do Quati Arquitetura. Para isso, os profissionais decidiram setorizar o uso dos espaços com divisórias treliçadas em madeira de cumaru, que fizeram as vezes de biombos. E assim criaram três espaços distintos: hall de entrada, dormitório e closet/escritório. “Os biombos são a nossa parte preferida do projeto, já que, além de elegantes, funcionam como filtros para a iluminação pontual criando um bonito efeito de luz e sombra no ambiente”, revela Cinthia. Além das divisórias, as diferentes alturas do forro e a iluminação também contribuíram para demarcar melhor estas áreas. Todos os móveis, exceto a mesa lateral da cama, foram desenhados pelo escritório.
No dormitório, um painel em MDF com frisos esconde uma janela que nunca era usada. A cabeceira da cama em laca azul traz cor ao ambiente que tem uma paleta com tons de madeira, branco e bege. O hall de entrada tem um banco de madeira que auxilia na hora de calçar os sapatos e é ali que fica o acesso ao banheiro da suíte.