Sorveterias super bem decoradas em São Paulo
Selecionamos quatro endereços na capital paulista com boas ideias de decoração e, claro, sorvetes deliciosos.
Composições divertidas chamam a atenção
Fundada em 1978 nos Estados Unidos, a Ben&Jerry’s, que hoje pertence à Unilever, aportou na cidade com 16 sabores de sorvete. Parte da matéria-prima é adquirida de pequenos produtores de países em desenvolvimento, como as bananas que vêm do Equador. Um dos diferenciais são os grandes pedaços de brownie, cookie e amêndoa incorporados às receitas. Com o projeto da empresa de design norte-americana Tesser, a loja tem clima alto-astral graças à somatória de diversos elementos, a exemplo dos grafites do ar tista Milo Tchais, das luminárias de garrafa de leite, da mesa comunitária e da Kombi estampada com lugares para sentar. “O painel ilustrado, que ocupa os dois andares, retrata de forma sutil a atmosfera de São Paulo”, explica o arquiteto Miguel Góes, o responsável pela obra.
Ben&jerry’s
R. Oscar Freire, 957,
Jardim Paulista, tel. (11) 3213-9127.
Visual leve, com toques de brasilidade
Com matriz em Londres, a Dri Dri, trazida a capital paulista pelos empresários franceses Nicolas de Virieu e Dimitri Mussard, fabrica os tradicionais gelatos italianos, preparados sem a adição de gordura vegetal, aromatizadores, corantes e conservantes artificiais. Mesclando o estilo colorido dos endereços estrangeiros com um tempero de brasilidade, a decoração da loja convida a refrescar o paladar sem pressa. O projeto de interiores leva a assinatura do escritório francês Virieu & Di Petrillo e do paulistano Estúdio Tupi. “Adoramos São Paulo, uma cidade supermoderna, e a ideia foi incorporar um pouco do visual urbano aos espaços”, explica Nicolas. Bem iluminado, o salão, no segundo andar, tem piso de cimento queimado, banco de MDF, cadeiras com estilo de bistrô e almofadas estampadas – tudo para criar um clima despojado.
Dri Ri
R. Padre João Manuel, 903,
Jardim Paulista, tel. (11) 3061-9646.
Tons de creme e chocolate em paleta elegante
Ingredientes naturais vindos de diversos lugares do mundo compõem os gelatos da brasileira Cuordicrema, que usa tradicionais técnicas italianas criadas há séculos. “Leite e frutas são nacionais, o chocolate é belga. Já o pistache e a avelã vêm da Itália”, afirma Fábio Lampugnani, sócio da empresa com a nutricionista Renata Florim. Na loja do bairro do Itaim Bibi, os clientes podem ver, através de um painel de vidro, a preparação dos gelatos artesanais. Depois de prontos, estes são colocados nos pozzettos – recipientes com tampa de aço inox que protegem os 18 sabores no balcão contra a exposição a luz e ar. A decoração minimalista do arquiteto Daniel Vangelista traz uma cartela neutra de cores. Na parede, a pintura listrada exibe a combinação de bege com preto, tão clássica como misturar os sabores creme e chocolate.
Cuordicrema
R. Manuel Guedes, 349,
Itaim Bibi, tel. (11) 3071-3147.
Cores que agradam aos olhos e ao paladar
É um hit desta temporada de verão a paleta mexicana, produto mais encorpado do que o picolé tradicional e que não leva conservantes nem corantes químicos em sua fabricação. Uma das pioneiras no Brasil, a rede Los Paleteros apresenta 25 opções de sabor, que pesam cerca de 120 g cada uma. Na loja de Moema, brigadeiro, torta de limão, paçoca, morango com leite condensado e doce de leite estão entre os mais pedidos. Aqui, não é apenas o paladar que se delicia – os olhos também. No projeto de interiores dos arquitetos Geane Chu e Vinícius França, do escritório curitibano Promenade, os matizes vibrantes aparecem em móveis e acessórios. “Elegemos tonalidades chamativas, que tornam os ambientes alegres e convidativos”, aponta Geane. E o jardim vertical, que cobre uma das paredes, acrescenta generosa dose de verde ao espaço.
Los Paleteros
Av. Cotovia, 651, Moema,
tel. (11) 5032-0207.