Renda-se ao charme da decoração inspirada no Oriente
Móveis e objetos da China, Índia e Marrocos remetem a aventura e mistério
O veneziano Marco Polo chegou à China em 1275, desvendou a Rota da Seda e, na volta para casa, levou tecidos, porcelanas e jade. Na época das grandes navegações, o objetivo era encontrar um novo caminho para as Índias que facilitasse o comércio de especiarias e outros produtos inexistentes na Europa. Não é de hoje, portanto, que o Ocidente sente fascínio pela cultura material do Oriente. A diferença é que, agora, está mais simples viajar ou comprar, no Brasil, itens orientais. E a decoração só ganha com isso. Móveis, objetos e tecidos vindos de longe remetem a aventura e mistério. Abaixo, mostramos ambientes influenciados por dois países asiáticos – a China e a Índia – e pelo Marrocos, que traz o legado do domínio árabe, apesar de se situar no norte da África. Para você dar um toque oriental à sua casa, trazemos ainda uma seleção de peças cujo visual evoca esses três lugares encantadores. Caso prefira ver todas as fotos em sequência desta matéria, clique aqui . E, se você é fascinado pelas cores e texturas do país de Gandhi, temos outros 38 objetos de decoração de estilo indiano.
A China traz o requinte das peças laqueadas e das sedas. Conheça o apartamento do mexicano Hugo Delgado, em São Paulo, repleto de móveis e objetos trazido desse país.
A Índia combina tecidos trabalhados e móveis com relevos. A decoradora Esther Giobbi viaja para lá todo ano e ensina como dar um toque indiano à decoração.
O Marrocos reúne a riqueza dos arabescos e dos mosaicos.Um exemplo desse estilo de decoração é visto na varanda da cobertura do paulistano Miguel Reis.