Pretinho nada básico surpreende no apartamento de 200 m²
O preto, ícone de elegância no vestuário, vira tendência também na decoração, produzindo ambientes cheios de personalidade e um clima chiquérrimo.
O decorador Beto Galvez e a arquiteta Nórea De Vitto já assinaram outras casas do executivo Antônio Jacob, um admirador dos projetos elegantes da dupla. Desta vez, o morador foi surpreendido pela proposta ousada de deixar o preto dominar os ambientes do apartamento de 200 m². “Em vez de uma atmosfera sombria, os espaços exibem um jogo sofsticado de claro e escuro, que expressa muito bem meu estilo de vida”, afirma Antônio.
“O equilíbrio foi conseguido graças à luminosidade natural generosa, que entra por grandes janelas durante o dia e suaviza a paleta principal, composta de preto, grafte e caramelo”, explica Beto. “À noite, o cenário se ilumina com abajures e spots embutidos, cuja luz é refetida pelo gesso do teto, pelo espelho da parede e pelo piso de madeira clara”, completa.
Como arremate, o mix de texturas de revestimentos como veludo, linho e camurça reforça o clima requintado. Segundo Beto e Nórea, a personalidade cosmopolita do morador, que viaja bastante a trabalho, permitiu a adoção de ideias tão arrojadas. “É um projeto ultracontemporâneo, que poderia estar em metrópoles de qualquer parte do mundo”, diz o decorador.
Dicas imperdíveis para usar o preto na decoração
Quando você não sabe o que vestir para uma festa, o pretinho básico é sempre uma opção fácil e certeira. Já na decoração, o uso dessa cor requer cuidados para evitar que o visual fique carregado demais. Nesta entrevista, o decorador Beto Galvez e a arquiteta Nórea De Vitto, adeptos do preto, revelam dicas imperdíveis.
Como adotar o preto com sucesso na decoração?
BG: O uso do preto e de outros tons escuros em grandes superfícies, como paredes, estantes e estofados, é para quem gosta de causar impacto. O truque é dosar bem. Um papel de parede escuro pode ser equilibrado por tecidos claros, objetos coloridos e um bom projeto de iluminação.
Quem não quer ousar tanto também pode usar essa cor?
NDV: ela é ótima para produzir contrastes marcantes. Uma decoração toda clara ganha personalidade com portas e batentes pretos. No meu apartamento, o piso é de madeira ebanizada e, no décor, os tons claros dominam. Distribuí poucos objetos pretos pelos espaços para criar contornos.