Poltrona Mole completa 60 anos e ganha edição limitada
Edição especial e limitada do móvel icônico do designer Sergio Rodrigues foi lançada em evento que aconteceu ontem (16) em São Paulo
A poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, ajudou a projetar o design brasileiro internacionalmente. Para celebrar os 60 anos do móvel, a dpot lançou a edição limitada da peça em evento que aconteceu ontem (16) na loja da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo (SP) – espaço que tem assinatura de Isay Weinfeld.
A Mole nasceu do pedido do fotógrafo Otto Stupakoff (1935-2009), que queria um móvel no qual “pudesse se refestelar feito um sultão”, e foi produzida com madeira maciça, tiras de couro e almofadas generosas.
Fabricada com madeira maciça de Imbuia, a Mole 57 – como foi batizada a edição especial comemorativa – foi produzida segundo o desenho original feito por Sergio Rodrigues em 1957 e tem características singulares que a diferenciam da poltrona reeditada pelo designer no final dos anos 1990 e que até hoje é comercializada no Brasil e no exterior. A produção tem edição limitada a 60 exemplares, possui um selo comemorativo gravado a laser em baixo relevo com aplicação de folha de ouro e numeração de 1 a 60.
“A primeira versão da poltrona Mole já trazia muito daquilo que viria a caracterizar os traços inconfundíveis de Sergio Rodrigues, especialmente os pés fusiformes – ou em forma de tacape, como ele costumava dizer”, explica Baba Vacaro, Diretora de Criação da dpot.
A poltrona Mole comercializada atualmente é uma versão criada por Sergio Rodrigues para o IV Concurso Internacional do Móvel de Cantù, na Itália, em 1961. “Ao ser convidado a participar do concurso, Sergio desenhou uma segunda versão da peça, com a travessa posterior levemente curva e as percintas instaladas em ângulo, aumentando seu conforto”, conta Baba Vacaro. O móvel foi o grande vencedor da premiação. A Mole foi fabricada primeiramente na Europa, onde recebeu o nome de Sheriff. O reconhecimento na premiação europeia foi fundamental para projetar o Brasil no cenário internacional do design. “Quando Sergio reeditou a poltrona Mole, 40 anos depois, escolheu essa versão, e hoje é esta peça que está em fabricação”, completa Baba.
Em 1963 uma nova versão da Mole foi lançada. A Moleca era a opção desmontável da peça, projetada visando a exportação. Relançada no início de 2015, a Moleca tem pés planos boleados, no lugar dos pés torneados que se tornaram marca da produção de Sergio Rodrigues.
“A dpot foi pioneira ao lançar as primeiras reedições das peças de Sergio Rodrigues, 17 anos atrás. Para nós, portanto, é motivo de grande orgulho trazer ao mercado brasileiro, em primeira mão, mais essa bela homenagem ao mestre”, diz Baba. “É a melhor maneira de mantê-lo sempre vivo na memória de todos nós.”