Piso de madeira de demolição dá clima acolhedor a este apê
O revestimento foi escolhido por ser prático e neutro. Assim, os móveis reaproveitados da moradora se adaptaram bem ao décor
A moradora deste apartamento paulistano de 220 m² é um empresária que adora ver filmes e cozinhar. Ela trabalha fora, mas queria um escritório confortável para quando pudesse trabalhar em casa, e ambientes aconchegantes para receber os amigos. O responsável pela decoração foi o arquiteto Maurício Karam, que já havia reformado outro apê da proprietária. “O antigo tinha um décor bem minimalista. A ideia para este foi trazer uma cara mais de casa, informal e com elementos naturais”, explica o profissional.
O imóvel sofreu poucas mudanças estruturais. Uma delas foi a abertura do acesso da cozinha para a sala de jantar e a troca do piso, que foi revestido com madeira de demolição. “Gosto desse piso pois além de ser muito prático, ele é térmico, não possui rejuntes e fica mais bonito com o desgaste do passar do tempo, não precisando se preocupar com riscos ou manchas”, explica Maurício.
Um dos grandes desafios era harmonizar os móveis antigos da moradora, com design diferenciado, em um novo layout. Uma base mais neutra no piso e nas paredes, que ganharam tinta offwhite, e marcenaria em preto, possibilitou que o arquiteto pudesse apostar em alguns toques de cor e brincar com as peças da moradora que foram aproveitadas.
Na sala de jantar, a mesa de laca brilhante foi combinada com cadeiras em madeira tauari clara e linho verde claro nos assentos.
Entre a sala de jantar e a cozinha, um bar em lâmina de madeira preta com poros abertos faz a transição entre os ambientes.
O quarto da suíte principal ganhou um painel ripado de linhas retas com iluminação especial vertical, evidenciado pelos móveis brancos. Um home office espaçoso está conectado com a suíte, em uma ante-sala.
Os banheiros seguem um estilo mais clássico, com piso de pastilhas e armários em laca preta brilhante.