PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Perfil do designer José Marton, um alquimista da forma

“Precisamos fabricar mais peças em série com bom desenho e boa distribuição. Design não deve ser sinônimo de exclusividade”. É assim que pensa o criador da M ao Quadrado.

Por Reportagem visual Michele Moulatlet Texto Regina Galvão Fotos Cacá Bratke
11 jan 2012, 18h54

Os brinquedos prontos nunca seduziram o menino José Marton. “Gostava de fazer experimentos com areia, borra de café, abacate. Tinha um universo particular”, recorda-se. O ímpeto de inventar se manteve na fase adulta e ele passou a criar fórmulas nas oficinas da faculdade de artes plásticas. “Perdia horas misturando cores. Produzia 30 tonalidades de verde, 20 de amarelo, outras tantas de vermelho. Essa magia me fascinava”, diz. Levou toda essa experiência para a marcenaria Marton + Marton, que fundou com o irmão, Fernando, em 1995. Nela concebeu, em 2001, um sistema de acrílico listrado, pioneiro no país. Essa inovação rendeu, em 2006, o iF Design Award, um dos mais importantes prêmios de design do mundo, para duas luminárias da série Entrelinhas. Há dois anos, lançou a série Híbridos, que faz referência ao móvel brasileiro colonial e moderno. Em 2011, mais uma invenção: a marca M ao Quadrado, cuja premissa é o desenvolvimento de produtos de madeira em série, de bom desenho e a um custo acessível. “Elementos da geometria norteiam o processo criativo”, revela.

Leia a entrevista com o designer José Marton

05_casa_claudia_marcenaria_48

A Marton + Marton, marcenaria de alta tecnologia em Catanduva, São Paulo, de José Marton, atua em três segmentos: design de móveis e objetos, arquitetura de lojas e exposições de arte.

Quando vocês começaram a trabalhar com acrílico? Em 2001, vi toneladas do material empilhado em um desfile de moda. Tudo seria descartado e decidi comprá-lo. Com a ajuda de um assistente, criei um sistema de acrílico listrado com padronagens exclusivas. Patenteamos a técnica no Brasil e hoje a gaúcha Allê Design desenvolve, executa e distribui os móveis e objetos, criados por mim, pelo país.

Continua após a publicidade

E a M ao Quadrado, como surgiu?

Meu irmão Fernando e eu detectamos a necessidade de uma marca de mobiliário que tornasse o design acessível, não só em preço mas também em pontos de venda. Existe um vácuo no Mercado para o móvel de bom desenho, fabricado em escala industrial. Queremos atingir uma geração de consumidores ávida por beleza, praticidade e design.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.